Feira dos Produtores comemora 60 anos na CMBH
Tradicional centro de comércio e ponto turístico da capital mineira, a Feira dos Produtores está completando seis décadas de história. A Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Luzia Ferreira (PPS), homenageou todos os feirantes com o diploma de Honra ao Mérito, no dia 21 de setembro.

Tradicional centro de comércio e ponto turístico da capital mineira, a Feira dos Produtores está completando seis décadas de história. A Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Luzia Ferreira (PPS), homenageou todos os feirantes com o diploma de Honra ao Mérito, no dia 21 de setembro.
Na década de 1950, ninguém poderia imaginar que a união de produtores para distribuir hortifrutigranjeiros mais tarde se transformaria num grandioso espaço de referência comercial, que atrairia cerca de 30 mil visitantes por mês.
Com 4.800m² e 108 lojas, a Feira hoje oferece uma diversidade de produtos: artesanato, materiais de construção e elétricos, utilidades do lar, mercearia, laticínios e massas, artigos para festas, aviamentos, tabacaria, relojoeiros, chaveiros, salão de beleza e bares. Mas, como não poderia deixar de ser, as “vedetes” do centro de comércio ainda continuam sendo os hortifrutis.
Fundada no bairro Lagoinha, a Feira dos Produtores ganhou casa nova em 1981: um terreno cedido pela Prefeitura na avenida Cristiano Machado, no bairro Cidade Nova, já que a antiga sede deu lugar à estação do metrô.
“A história da Feira dos Produtores coincide com a história de Belo Horizonte, com reinvenções diante da imprevisão dos acontecimentos. Três substantivos – ousadia, persistência e confiança – descrevem a historia desses produtores nesses 60 anos de existência”, comentou Luzia Ferreira.
A vereadora acredita, ainda, que o sucesso do empreendimento está ligado ao “jeitinho” de atender a clientela: “o vendedor chama o cliente pelo nome e são criados verdadeiros vínculos de amizade”.
O presidente da Feira dos Produtores, José Edmundo Silva, agradeceu a homenagem em nome de todos os expositores e lembrou momentos importantes da história da Feira, quando vendia, junto com seu pai, frutas e legumes. “O transporte de mercadoria naquela época era difícil. Hoje temos outra realidade, mas continuamos com o mesmo bom coração para vender e conquistar o cliente”, contou.
Compareceram à solenidade o secretário Municipal de Administração Regional Municipal Leste, Pier Giorgio Senesi Filho Genésio, representando o prefeito Marcio Lacerda; e o presidente da Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova e diretor da Rádio Cidade Nova, Fernando Lanza. O vereador Silvinho Rezende, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, e o secretário de Administração da Regional Nordeste, Cláudio Vilela, enviaram mensagens cumprimentado dirigentes e expositores da Feira.
Veja a reportagem da TV Câmara
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.