CIDADÃO HONORÁRIO

Deputado estadual Durval Ângelo recebe título na CMBH

quinta-feira, 16 Dezembro, 2010 - 22:00

Deputado estadual Durval Ângelo recebe título na CMBHPor sua atuação em favor dos Direitos Humanos, o deputado estadual Durval Ângelo recebeu o diploma de Cidadão Honorário na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em reunião solene presidida pelo vereador Adriano Ventura (PT), no dia 14 de dezembro. A honraria, entregue pelo vereador Daniel Nepomuceno (PSB), foi uma iniciativa do ex-vereador Roberto Carvalho, hoje vice-prefeito da capital.

“Durval Ângelo é um homem que luta, incansavelmente, contra a injustiça e o desmando, numa defesa radical da vida em todas as suas dimensões, sempre na busca da justiça e da paz”, enfatizou Roberto Carvalho, que em 1999 propôs a realização da homenagem.

Para Daniel Nepomuceno, o deputado representa todos os seus ensinamentos na política. Segundo o vereador, o homenageado inspirou-lhe “a vontade e a motivação de defender o povo”. Nepomuceno destacou a dedicação de Durval Ângelo na defesa de direitos de moradia, saúde e segurança pública, contra violência sexual infantil e policial.

Nas palavras de agradecimento, o homenageado conclamou todos a uma reflexão sobre o significado da vida. “Para que a vida tenha um significado, é preciso envolver-se com alguma causa social”, disse o deputado que dedicou o diploma de Cidadania Honorária a todos que sofrem qualquer tipo de violência, à causa dos encarcerados, aos que não têm “voz e vez” na sociedade, aos “deserdados da terra”, e aos que padecem por falta de amor e de cuidado.

Comparecerem à solenidade o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Doutor Viana; o representante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS), desembargador José Nepomuceno da Silva; o presidente da Associação Mineira do Ministério Público, procurador de justiça Rômulo de Carvalho Ferraz; o ex-procurador geral de justiça de Minas Gerais, Nédens Ulisses Freire Vieira; o procurador de justiça Antônio Sérgio Tonet; o representante do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, procurador de justiça Paulo Calmon Nogueira da Gama; o procurador de justiça Gilvan Alves Franco; a defensora pública Andrea Abrita Garzon Tonet; o prefeito de Andradas, Ademir dos Santos Perez; o prefeito de Itaúna, Eugênio Pinto; o prefeito de Tombos, Ivan Carlos de Andrade; o prefeito de Piranguinho, Adoniran Martins Reno; o prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini; a prefeita de Alvarenga, Maria Izabel da Silva Netto; o presidente da Câmara Municipal de Nepomuceno, vereador José Maria da Oliveira; o 1º secretário da Câmara Municipal de Muzambinho, vereador Gilmar Labanca; o vereador da Câmara Municipal de Tombos, Hélio Rogério de Souza; a representante da Secretaria do Trabalho de Contagem, Maria Lúcia Guedes; o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares de Contagem, tenente-coronel Edson Alves Franco; presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais (OAB-MG), Willian dos Santos; o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Minas Gerais, José Maria Soares; e a vereadora Neusinha Santos (PT).

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.