Comissão faz visita técnica para analisar acessibilidade
Reclamações de frequentadores motivaram a visita da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana

Comissão faz visita técnica para analisar acessibilidade
O Parque Municipal Américo René Gianetti, no centro da capital, recebeu nesta quarta-feira (31/08), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. A visita foi solicitada pelo vereador Leonardo Mattos (PV), após reclamações de usuários do parque em relação à acessibilidade para cadeirantes e outros tipos de dificuldades.
“Durante a visita, percebemos alguns problemas como: Falta de bebedouro adaptado, rampas, sinalização, piso tátil, brinquedos adaptados e o portão da Rua da Bahia fechado. A acessibilidade deixa muito a desejar,”destacou o vereador Leonardo Mattos.
Segundo Luiz Gustavo Fortini, presidente da Fundação de Parques Municipais, o espaço passará por um processo de requalificação que contemplará obras de acessibilidade, iluminação e segurança. “Medidas como o fechamento do portão, visam melhorar a segurança dos visitantes. Temos dados que comprovam a diminuição das ocorrências depois de tomada tal providência,” ressaltou o presidente.
Para Marcos Evaristo da Costa, freqüentador do Parque Municipal, ações como o fechamento da entrada da Rua da Bahia tem causado transtornos aos usuários que precisam utilizar outra passagem, como a entrada principal, que não possui rampa, apenas escadas.
“O Parque Municipal é extremamente difícil de ser administrado, uma vez que ele é freqüentado por pessoas de diferentes faixas etárias, de várias classes sociais e de pensamentos diferentes. Nosso trabalho é administrá-lo da melhor forma possível,” enfatizou Homero Brasil, diretor de parques da área sul da capital.
A Comissão irá levar ao poder legislativo, por meio de audiências públicas, para discutir os problemas encontrados e contribuir com a preservação e melhoria das condições de visitação do Parque Municipal.
Superintendência de Comunicação Institucional