Audiência vai debater situação dos postos de saúde
Durante o recesso parlamentar, os vereadores visitaram várias unidades

A Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal realizará audiência na próxima segunda-feira (26/9) com a finalidade de discutir os problemas que prejudicam o atendimento nos centros de saúde do Município e as possíveis soluções para resolver a situação. A reunião, solicitada pelo presidente da Comissão, vereador Reinaldo-Preto Sacolão (PMDB), será às 14h, no Plenário Amynthas de Barros.
A audiência desta segunda-feira dará continuidade à discussão iniciada no dia 25 de maio, também requerida por Sacolão com a mesma finalidade. Na ocasião, membros de Comissões Locais, conselheiros distritais de Saúde e representantes comunitários tiveram a oportunidade de se manifestar e sugerir medidas para melhorar o atendimento. Os problemas mais relatados foram falta de profissionais e medicamentos, deficiências de infraestrutura, demora/descaso no atendimento e dificuldade de marcar consultas especializadas.
Em julho, durante o recesso parlamentar, os integrantes da Comissão de Saúde visitaram cerca de 10 unidades localizados em diferentes Regionais, para ver de perto as condições estruturais e conversar com usuários e funcionários.“Nossa função como vereadores é ir às ruas ver como as coisas estão funcionando, ouvir a população e encaminhar suas demandas”, afirmou. “Todos sabemos o que ocorre nos postos de saúde da cidade, e chegamos a um ponto que a sociedade não aguenta mais. Precisamos de ações concretas”, justifica o parlamentar.
Também fazem parte da Comissão os vereadores Edinho do Açougue (PTdoB), Márcio Almeida (PRP) e Tominho Pinheiro da Vila Pinho (PTdoB).
Convidados
Para participar do debate, a Comissão convidou o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Gouvêa Teixeira; o coordenador da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, Bruno Alexandre Augusto de Lima; o presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Cristiano Mata Machado; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte, Célia de Lelis Moreira; Presidente da Associação dos Servidores Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte, Angelo Augusto Flores de Carvalho; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sandra Maria dos Santos; além dos presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde das nove Regionais da cidade.
Superintendência de Comunicação Institucional