Comissão Especial faz balanço dos trabalhos e agenda seminário
Vereadores farão novas visitas a comunidades terapêuticas

A Comissão Especial de Estudo para Prevenção e Combate ao Crack e Outras Drogas realizou, nesta quarta-feira (21/09), reunião para balanço das ações desenvolvidas pelos vereadores. Além disso, definiu a realização de seminário para discutir o tema “Crack e outras drogas: Realidades e perspectivas.” O encontro contou com a participação de representantes da Defensoria pública, instituição que se tornou parceira da Comissão.
Durante a reunião, a relatora da Comissão, vereadora Sílvia Helena (PPS), comentou os resultados das visitas técnicas feitas a comunidades terapêuticas e equipamentos da Prefeitura para o tratamento de dependentes químicos. Para ela, as visitas foram "importantíssimas" para se construir um entendimento das necessidades e ações para o combate as drogas em Belo Horizonte. “Este é um bom momento para contextualizar as políticas municipais para os dependentes químicos, com base nas informações que temos”, ressaltou.
A Defensoria Pública expôs os obstáculos para o encaminhamento de pacientes. “Temos dificuldades de conseguir tratamento para crianças e adolescentes em BH. O que nos traz à Comissão é a busca por uma parceria no Município e estamos à disposição para contribuir com os trabalhos dos vereadores. Somos a porta de entrada dos atendimentos e precisamos de locais para encaminhamento adequado,” enfatizou a representante do órgão, Camila Pimenta.
O vereador Heleno Abreu (PHS) destacou a presença desse profissionais na Comissão. "A Defensoria Pública nos ajudará a pressionar a Prefeitura a tomar uma atitude sobre o tratamento de crianças e adolescentes envolvidos com drogas,” reforçou.
Para o vereador Hugo Thomé (PMN), presidente da Comissão Especial, ter a Defensoria Pública como parceira mostra o reconhecimento do trabalho. Ele também reforçou seu empenho para que a Prefeitura lance seu programa de prevenção e combate às drogas.
Em busca de ampliar as discussões sobre os problemas das drogas na cidade, os vereadores definiram o dia 24/10 para a realização do Seminário Legislativo onde serão apresentados os relatórios dos trabalhos da Comissão e discutidas propostas para o combate às drogas na cidade.
Também ficou definido que na próxima quarta-feira (28/9), a Comissão fará novas visitas técnicas às comunidades terapêuticas. Serão visitados o Hospital Raul Soares e o Centro Mineiro de Toxicomania (CMT).
Superintendência de Comunicação Institucional