PRIMEIRO EMPREGO

Sine-Câmara realiza curso de competências básicas para o trabalho

Jovens recebem orientações sobre a vida profissional durante o curso realizado na CMBH

segunda-feira, 3 Outubro, 2011 - 00:00

Ter foco em todas as atividades que realizar. Essa foi a primeira orientação a dezenas de jovens no primeiro dia do curso “Competências Básicas Para o Trabalho” nesta segunda-feira (3/10). Promovido pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE) instalado no Núcleo de Cidadania da Câmara, o curso abordará, até a próxima quarta-feira, nos plenários Juscelino Kubistchek e Paulo Portugal, temas como qualificação profissional, apresentação pessoal e postura no ambiente de trabalho, além de qualidade no atendimento, relações humanas e cidadania.

“Vejo que vocês têm ansiedade de entrar no mercado de trabalho. Mas já pararam para pensar em por que querem entrar?”, pergunta o palestrante Mauro Rodrigues, coordenador de cursos do Sine-Câmara. O questionamento foi direcionado à reflexão dos jovens interessados em obter orientações e apoio para a conquista do primeiro emprego.

Rodrigues explica que o objetivo do curso não é apenas possibilitar o ingresso dos adolescentes no mercado de trabalho, mas contribuir para a permanência desses novos trabalhadores no ambiente profissional. “A intenção é de que os jovens tenham sucesso em processos de entrevistas e se mantenham efetivados nas vagas oportunizadas pelas empresas”, afirma.

Esta é a terceira edição do curso “Competências Básicas para o Trabalho” oferecido gratuitamente pelo Sine-Câmara. Mais de 50% dos participantes das edições anteriores estão empregados. Após os três dias de palestras e diversas atividades interativas, os interessados deixam um cadastro profissional no banco de dados do Sine, que irá buscar as vagas de emprego mais adequadas para cada perfil. Aqueles que não possuem Carteira de Trabalho, têm ainda a oportunidade de solicitá-la no próprio Sine após a inscrição.

Experiência para a vida

Para a estudante Larissa Carolina Farias, 18 anos, os ensinamentos obtidos durante o curso vão ajudá-la na realização de seu sonho profissional. “O que eu aprendi aqui, eu vou levar pra frente”, afirma a estudante do 3º ano do ensino médio, que almeja ser perita criminal.

Uma das orientações práticas do curso foi destacada pela estudante Julia Larissa, 17 anos. “Aprendi que devemos relacionar nosso ambiente familiar ao ambiente de trabalho. Da mesma forma que somos cobrados dentro de casa a sermos responsáveis e prestativos, também devemos ser na vida profissional”, diz a jovem, que cursa o 2º ano do ensino médio e vê, agora, aumentarem suas chances no mercado de trabalho.

Próxima edição

O Núcleo de Cidadania da Câmara realizará a próxima edição do curso no 1º semestre do ano que vem.

Superintendência de Comunicação Institucional