MOBILIZAÇÃO

CMBH será palco de campanha pelo fim da violência contra mulheres

Movimento "Laço Branco", do Conselho Estadual da Mulher, será divulgado na CMBH

sexta-feira, 2 Dezembro, 2011 - 00:00

Como manifestação do apoio ao movimento internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, que ocorre no período entre 25 de novembro e 10 de dezembro deste ano, a Câmara Municipal de BH sediará evento de conscientização e mobilização da próxima terça-feira, 6 de dezembro, das 9 às 16h, em colaboração com a campanha "Laço Branco: Homens de Minas pelo Fim da Violência contra a Mulher", promovida pelo Conselho Estadual da Mulher (CEM).

Durante todo o período, serão instalados dois pontos de mobilização, um no Núcleo de Cidadania e outro no hall do Palácio Francisco Bicalho, sede do Legislativo da capital. Entre 11h e 13h, a campanha se estenderá ao Refeitório Popular e ao restaurante da Casa. Nestes locais, serão distribuídas cartilhas educativas sobre a Lei Maria da Penha, bem como folders, adesivos e fitas da campanha “Laço Branco: Homens de Minas pelo Fim da Violência contra a Mulher”, lançada no dia 6 de dezembro do ano passado, que já conta com a adesão de diversos representantes do poder público e da sociedade civil.

A data, instituída desde 2007 no Brasil como “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, foi escolhida em referência ao assassinato de 14 mulheres estudantes de Engenharia no Canadá, em 6 de dezembro 1989, por um jovem inconformado com a presença delas no curso, tradicionalmente dirigido ao público masculino. O crime levou os homens daquele país a se organizarem em repúdio ao ato, adotando como símbolo um laço branco. Segundo o CEM, desde então a campanha já foi implementada em diversos países, e vem ganhando força no Brasil.

Na ocasião, o presidente da CMBH, Léo Burguês de Castro (PSDB) vai receber dos integrantes da campanha o Laço Branco que simboliza o movimento, em reconhecimento à colaboração e apoio do Legislativo de BH na difusão da causa.

Além do evento na CMBH, a programação, elaborada em parceria com os conselhos municipais de Direitos da Mulher, inclui palestras em associações de bairros, entrevistas em emissoras de rádio e TV, seminários, oficinas e caminhadas. A campanha mineira integra a mobilização internacional anual que tem início no Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, 25 de novembro, também marcado pelo assassinato de mulheres, desta vez na República Dominicana, em 1960, e se encerra em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Superintendência de Comunicação Institucional