CMBH participa da abertura oficial do programa
Em sua 9ª edição, PJ vai contar com a participação de 100 alunos do ensino médio, na capital

A edição 2012 do Parlamento Jovem teve abertura oficial nesta quinta-feira (22/3), na PUC Minas. Com o tema “Educação Cidadã”, 100 jovens do ensino médio de quatro escolas de Belo Horizonte vão reunir-se para discutir e elaborar propostas sobre o assunto. A Câmara Municipal foi representada na solenidade pelo presidente da Casa, vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), e pelo vereador Fábio Caldeira (PSB).
O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da PUC Minas. Em 2010, o projeto foi estadualizado e, em Belo Horizonte, passou a contar com a parceria da Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio da Escola do Legislativo, e da Secretaria do Estado de Esportes e da Juventude.
O projeto tem, como público-alvo, jovens do Ensino Médio e, como objetivo, incentivar o exercício da cidadania, buscando aproximá-los dos problemas da sociedade e capacitá-los sobre o processo legislativo e a participação popular. Das quatro escolas que participarão neste ano, duas são particulares e duas são públicas, sendo uma municipal e outra estadual, com média de participação de 25 alunos por escola.
Esta é a 9ª edição do PJ, que funciona da seguinte forma: oito alunos da PUC são capacitados em cidadania, democracia, processo legislativo e no tema que será objeto de debates a serem realizados durante o ano, para atuarem como monitores no projeto. Esses monitores fazem um trabalho semanal com os alunos das quatro escolas de ensino médio, transmitindo aos alunos o conteúdo assimilado nos treinamentos, por meio de palestras e oficinas. O tema que será trabalhado na edição é desmembrado em subtemas. Na atual edição do projeto, cujo tema é Educação Cidadã, os subtemas são: participação coletiva no espaço da escola, função das redes virtuais na formação cidadã e diversidade cultural (gênero, sexualidade e etnia).
Os alunos participam de diversas atividades com o fim de se inteirarem do tema escolhido para a edição e de terem condições de apresentar propostas que serão avaliadas pela Comissão de Participação Popular da CMBH. Caso esta avalie positivamente as propostas, estas poderão se tornar projetos de lei e tramitar na Câmara.
Esse primeiro momento é realizado pela CMBH e pela PUC Minas, com a parceria da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude. Num segundo momento, sob a coordenação da ALMG, as propostas aprovadas e priorizadas serão encaminhadas ao Poder Legislativo Estadual para participarem do mesmo processo em escala estadual, juntamente com as propostas de outros 17 municípios que também participam do Projeto.
Para o vereador Léo Burguês de Castro, a iniciativa constrói uma sociedade "justa e plena", a partir do momento que o PJ ajuda a formar jovens participativos na vida política e social. “O senso crítico que eles (alunos do projeto) desenvolvem, permite que votem, cobrem, e participem da política de forma consciente”, disse o presidente.
Superintendência de Comunicação Institucional