CPI do Jogo do Bicho

Vereadores vão dialogar com Ministério Público e Polícia Civil

Objetivo é reunir dados de várias instituições para mapear o crime organizado  

quarta-feira, 25 Abril, 2012 - 00:00
Vereadores vão dialogar com Ministério Público e Polícia Civil

Na segunda reunião da CPI do Jogo do Bicho, realizada nesta quarta-feira (25/4), foram aprovados, por unanimidade, vários requerimentos de pedidos de informações a autoridades para ajudar no mapeamento e combate aos jogos ilegais em Belo Horizonte (jogo do bicho, caça-níqueis, videopôquer e bingos), principais objetivos da Comissão Parlamentar de Inquérito, criada dia 9/4.

Na próxima quinta-feira (26/4), às 10h, a CPI fará uma visita ao coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (CAO-CRIMO), o procurador de Justiça do Ministério Público André Ubaldino, para obter informações sobre o enfrentamento da situação. Na sexta (27/4), o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Cylton Brandão, receberá os membros da Comissão.

“A gente sabe que cada órgão separado faz suas operações. É preciso fazer essa triangulação. O crime é organizado, mas a fiscalização não é”, afirmou o presidente da CPI, vereador Cabo Júlio (PMDB), que ainda informou querer saber “por que a fiscalização não está acontecendo, por que o poder público está se omitindo”.

Durante a reunião, foram aprovados pedidos de esclarecimentos, por exemplo, para a Polícia Federal e a Procuradoria Geral de Justiça, sobre o organograma de combate ao crime organizado; ao Primeiro Departamento da Polícia Civil e ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) sobre quantos inquéritos estão em andamento e que orientação está sendo dada aos dados locais recolhidos; à regional Centro Sul e à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos sobre a fiscalização dos crimes. Também foram aprovados requerimentos para dar ciência à Secretaria Municipal de Governo a respeito dos encaminhamentos, e para que o procurador geral da Câmara Municipal possa acompanhar os trabalhos.

Foram definidas, ainda, a criação de uma linha 0800 e um endereço eletrônico para envio de denúncias anônimas sobre atividades de jogatina, e deliberou-se que as reuniões serão semanais, às quartas-feiras, às 9h30.

Também participaram da reunião os vereadores Autair Gomes (PSC), Edinho Ribeiro (PT do B), João Oscar (PRP) e Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV).

Superintendência de Comunicação Institucional