VILA ACABA MUNDO

Em debate regularização de terreno ocupado por 371 famílias

Audiência vai discutir efetivação do decreto que desapropriou área

quarta-feira, 30 Maio, 2012 - 00:00

A regularização fundiária de um terreno de 35mil m² e mais de 1.300 ocupantes na zona Sul de Belo Horizonte – mais conhecido como Vila Acaba Mundo – será tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana nesta quinta-feira (31/5), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. Um decreto do Executivo publicado em 2009 determinou a desapropriação da área, de propriedade particular, para fins de utilidade pública.

Segundo informações do vereador Adriano Ventura (PT), que solicitou a audiência, moradores do local temem que, em função da especulação imobiliária, a Prefeitura negocie o terreno para a construção de hotéis.

A Vila Acaba Mundo existe desde a década de 1940 e teve seu surgimento associado à implantação da Mineradora Lagoa Seca, que explora o subsolo de um terreno vizinho à vila. Situada entre bairros de alto poder aquisitivo, a área tem grande valor imobiliário.

Foram convidados para a audiência Secretaria Municipal de Governo, Procuradoria Geral do Município, Defensoria Pública Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), Programa Polos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Associação Acaba Mundo, Fórum de Entidades e Moradores da Vila Acaba Mundo.

Superintendência de Comunicação Institucional