Audiência externa vai debater transporte ferroviário de passageiros
Trens podem voltar a ser opção de transporte público na RMBH

Trem pode voltar a ser alternativa de transporte entre BH e Região Metropolitana
A possível volta do transporte ferroviário de passageiros na região metropolitana da capital será tema de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal. A reunião, requerida pelo vereador Daniel Nepomuceno (PSB), será realizada no Parque das Águas, no bairro Flávio Marques Lisboa, na região do Barreiro, nesta sexta-feira (29/6), às 16 horas.
São aguardados para participar do debate as secretarias de Estado de Cultura e de Transportes e Obras Públicas; Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais (Iphan); Departamento de Transportes e Geotecnia da Universidade Federal de Minas Gerais, além da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG)e da Associação Trem Bão de Minas.
As duas entidades integram o movimento que reivindica a implantação do trem de passageiros na região do Alto Paraopeba, beneficiando, além de BH, as cidades de Conselheiro Lafaiete, Ibirité, Sarzedo, Mário Campos, Brumadinho, Moeda, Jeceaba, Congonhas e Belo Vale, resgatando o transporte ferroviário como alternativa mais barata, limpa e segura para o deslocamento da população.
A iniciativa visa ainda promover a cultura, a memória ferroviária e a conservação do patrimônio histórico e artístico das estações ferroviárias e seu entorno. Subsidiado pela Agência Metropolitana, desde 2011 o Departamento de Engenharia de Transporte e Geotecnia da UFMG vem realizando análises sobre a situação atual e a viabilidade do uso da malha ferroviária da região para transporte de passageiros.
O Parque das Águas fica na Avenida Ximango, nº 809.
Superintendência de Comunicação Institucional