PARLAMENTO JOVEM

Reunião apresenta critérios para participação no projeto em 2013

Doze escolas públicas e particulares participaram do encontro

terça-feira, 23 Outubro, 2012 - 00:00
Representantes de escolas participam de reunião na Câmara Municipal de BH

Representantes de escolas participam de reunião na Câmara Municipal de BH

Nesta terça-feira (23/10), representantes de doze escolas das redes pública e privada participaram de uma reunião na Câmara Municipal de Belo Horizonte para conhecerem os critérios para ingressar no projeto Parlamento Jovem 2013. Parceria entre a Assembleia Legislativa, a PUC-Minas a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, e câmaras municipais de todo o Estado, o projeto propicia aos estudantes do ensino médio uma reflexão sobre o papel do poder legislativo e a importância da participação política em uma sociedade democrática.

Na reunião, foram apresentados os requisitos para participação no projeto: distribuição das vagas na proporção de 50% para escolas públicas e 50% para escolas particulares; heterogeneidade geográfica; prioridade para escolas que já participaram uma vez (desde que respeitada a regra de no máximo duas participações por escola). Além disso, a escola deve apresentar professores disponíveis para o acompanhamento de todas as atividades, espaço físico adequado para oficinas, horário semanal de no mínimo três horas para efetivação das oficinas (duas vezes por semana, à tarde), disponibilidade para atividades externas e incentivo e garantia de frequência do aluno.

No encontro de hoje 12 escolas estiveram presentes: as estaduais Margarida Brochado, Carlos Goes, Bolívar Tinoco Mineiro, Coronel Juca Pinto, Madre Carmelita, Deputado Manoel Costa, Engenheiro Prado Lopes e Henrique Diniz; e as particulares Colégio Máximus, Escola Cristã IBF (Rede Pitágoras) e o Sistema Piaget de Ensino.

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política destinado a estudantes dos ensinos médio e superior do Estado. Eles são preparados através de aulas presenciais, à distância e de um blog, para formular, debater, votar e eleger, dentro do Poder Legislativo, sugestões de ações para o poder público em torno de um tema de abrangência social.

Superintendência de Comunicação Institucional