ESPORTE E LAZER

Audiência pública discute gestão do Mineirão

Parlamentares apontaram falhas na qualidade dos serviços oferecidos ao torcedor

quarta-feira, 6 Março, 2013 - 00:00
Audiência pública discute gestão do Mineirão

Audiência pública discute gestão do Mineirão

Em audiência pública realizada hoje (quarta-feira, 6/3), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo recebeu representantes da Polícia Militar e do Executivo municipal para debater o funcionamento do Mineirão após as reformas finalizadas no ano passado.  

A reunião foi proposta pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), que apontou uma série de desacertos na gestão do estádio, a cargo do   consórcio Minas Arena. Segundo o parlamentar, as reformas consumiram volume de recursos muito alto, que ultrapassou largamente as estimativas iniciais a respeito do preço da obra. Além disso, de acordo com o vereador, mesmo após a inauguração do estádio, permanecem os problemas de infraestrutura, como aqueles verificados nas instalações hidrossanitárias e no sistema de escoamento das águas da chuva.

O vereador se mostrou preocupado ainda com os altos preços cobrados pelos ingressos, que afastariam do estádio a maior parte dos torcedores. Para Reis, é importante evitar que o Mineirão, tradicional espaço de lazer do belo-horizontino, se transforme em um ambiente excludente e elitizado: “O futebol é um esporte popular e deve ser acessível às famílias de baixa renda da cidade”, afirmou o vereador.

Diante dessas críticas, Tarcísio Caixeta (PT) afirmou ser necessário que a Câmara conheça em detalhes os contratos firmados entre o consórcio Minas Arena e o Governo do Estado. Para tanto, propôs que fossem solicitadas ao Executivo estadual as íntegras dos documentos que regem a parceria pública privada firmada com o consórcio. Segundo Gilson Reis, até a data da reunião, a comissão ainda não havia recebido a documentação completa.

Representantes da prefeitura afirmaram que a maior parte das questões debatidas na audiência não é da alçada da administração municipal. Deusuíte de Assis, da BHTrans, esclareceu, contudo, que o Minas Arena tem colaborado com o órgão na execução dos planos de ação para desafogar o trânsito nos dias de jogo. Já Moisés Alves, da Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana, lembrou que o Mineirão conta com alvará de funcionamento e com os licenciamentos exigidos para se manter em funcionamento.

Outras pautas

Também na reunião de hoje, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo aprovou requerimento do vereador Ronaldo Gontijo (PPS), solicitando à PBH os nomes dos professores da rede pública em estágio probatório, data de início de suas atividades, bem como local de lotação e turno de trabalho.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Ronaldo Gontijo (PPS), Arnaldo Godoy (PT), Pelé do Volei (PTdoB), Gilson Reis, Tarcísio Caixeta, Bim da Ambulância (PTN) e Professor Wendell (PSB), além de representantes da Polícia Militar, da BHTrans e das secretarias municipais de Esporte e Lazer e das Adjuntas de Regulação Urbana e de Fiscalização.    

Superintendência de Comunicação Institucional