Projeto estimula prática esportiva entre idosos
Outro projeto isenta doadores de sangue de taxas em concursos públicos

Projeto estimula prática esportiva entre idosos
Promovendo melhorias na saúde da população, duas propostas começam a tramitar, em primeiro turno, na Câmara Municipal. De autoria do vereador Adriano Ventura (PT), o PL 55/13 autoriza o Executivo a contratar academias, favorecendo a prática de esportes entre o público da terceira idade. Já o PL 59/13, proposto pelo vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), estimula a doação de sangue e de órgãos, isentando os doadores do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos no município.
O projeto isenta o doador de sangue e órgãos de taxas referentes a concursos realizados pela administração direta, indireta e fundações públicas do município, com base no atual déficit de doações no país. O autor acredita que a isenção em taxas de concursos públicos para pessoas que façam, periodicamente, a doação promoverá, de forma justa, o incentivo para manutenção dos bancos de sangue.
Esporte para idosos
O PL 55/13, do vereador Adriano Ventura (PT), autoriza o Executivo a contratar estabelecimento esportivo e de lazer, como clubes, academias e associações, com o objetivo de estimular o idoso para a prática esportiva.
Conforme justifica o autor da proposta, a inatividade nessa fase da vida pode acarretar doenças crônicas. Nesse sentido, a prática de exercícios físicos é considerada um tratamento preventivo, principalmente para doenças do coração e diabete, podendo, inclusive, aumentar a expectativa de vida.
De acordo com o projeto, além dos benefícios físicos, a prática esportiva na terceira idade favorece também a socialização dos idosos, a melhoria da autoestima e da autoconfiança, a independência nas atividades diárias, a reintegração, o bem-estar físico e mental, bem como a diminuição da ansiedade e da depressão.
Superintendência de Comunicação Institucional