PARLAMENTO JOVEM

Projeto promove reflexão e participação política entre jovens estudantes

Abertura da etapa municipal será hoje (19/3), às 13h30, na PUC Minas

segunda-feira, 18 Março, 2013 - 00:00

Encontro solene hoje (terça-feira,19/3), a partir das 13h30, no auditório da PUC Minas, marcará a abertura das atividades do Parlamento Jovem BH 2013, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), que propõe a reflexão política e a mobilização de jovens estudantes de escolas públicas e particulares, em torno das demandas populares e do papel do cidadão na sociedade. O evento contará com a presença do presidente da CMBH, vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), e autoridades de outras instituições parceiras como a PUC Minas e a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ).

A edição 2013 do Parlamento Jovem BH contará com a participação de 100 estudantes da Escola Estadual Henrique Diniz (bairro Santa Efigênia), da E.E. Margarida Brochado (bairro Barreiro de Baixo), do Colégio Maximus (Palmares) e do Sistema Piaget de Ensino (Santa Branca). As atividades serão desenvolvidas sob o tema “Cidades Sustentáveis – Desafios para as novas gerações”, a partir dos subtemas “Uso e Conservação da Água”, “Produção e Consumo” e “Gestão do Espaço Urbano e Rural”.

O Projeto

O Parlamento Jovem BH (PJ BH) é parte integrante do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), projeto da ALMG, em parceira com o curso de Ciências Sociais da PUC Minas, desenvolvido em dois momentos: a etapa municipal, realizada durante o 1º semestre do ano em cada cidade participante, e a etapa estadual, desenvolvida com a ALMG.

Em Belo Horizonte, onde o projeto acontece desde 2004, o PJ é coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal (CMBH). Nesta fase, alunos extensionistas da PUC Minas são capacitados, pela Universidade e pela CMBH, para trabalharem com os alunos de ensino médio na construção de propostas de melhorias na cidade, aos moldes do trabalho parlamentar.

Os estudantes de nível médio participam de atividades orientadas voltadas ao desenvolvimento das habilidades de expressão, retórica e desinibição; assim como participam de cursos sobre o processo legislativo, a tramitação dos projetos de lei e a atuação dos vereadores, a fim de simularem a composição de uma câmara mirim, onde irão debater os problemas da cidade e definir propostas a serem apresentadas à Comissão de Participação Popular da Câmara ao final do semestre. Na segunda etapa, a discussão acontece em nível estadual, e as propostas dos jovens são apresentadas à Assembleia Legislativa (juntamente com os outros municípios participantes).

Superintendência de Comunicação Institucional