POLÍTICA ANTIDROGAS

Vereadores criam Frente Parlamentar de combate ao crack

A expectativa é discutir e propor medidas voltadas para a recuperação de usuários

sexta-feira, 1 Março, 2013 - 00:00
Vereadores criam Frente Parlamentar de prevenção e combate ao crack

Vereadores criam Frente Parlamentar de prevenção e combate ao crack

Vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte criaram, no último dia 21, a Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Crack. A proposta é realizar estudos e ações de enfrentamento à venda e ao consumo de drogas, com especial atenção para a busca de soluções para o problema do crack na capital. Integram a Frente Parlamentar os vereadores Vilmo Gomes (PTdoB), Veré da Farmácia (PTdoB), Juninho Paim (PT), Juninho Los Hermanos (PRB) e  Pelé do Volei (PTdoB).

Segundo Vilmo Gomes, autor da proposta de criação da Frente Parlamentar, a iniciativa reflete o esforço dos vereadores em desenvolver um trabalho efetivo de combate às drogas. De acordo com ele, um dos objetivos do grupo é conscientizar o Executivo sobre a urgência de se ampliar a atenção dispensada às vítimas do vício. “Além da prevenção, é importante aumentar os investimentos e melhorar a políticas públicas de recuperação dos usuários”, disse o vereador.

Para alcançar os resultados pretendidos, a Frente Parlamentar irá trabalhar de forma articulada com órgãos que atuam no combate ao tráfico e ao consumo de drogas. A proposta é atuar em parceria com a Polícia Militar e a Assembleia Legislativa, que já conta com uma Frente Parlamentar para discutir o tema em âmbito estadual.   

Para Veré da Farmácia, a criação da Frente é importante, sobretudo, por causa das graves consequências do avanço do crack. “A droga é um caminho sem volta. Ela desestrutura a família e cria sequelas físicas e emocionais que atingem não apenas o usuário, mas também as pessoas de seu círculo de convivência”, lamentou o vereador. A expectativa de Veré é de que, na nova legislatura, o grupo parlamentar atue de forma articulada com outros setores do poder público, discutindo medidas para melhorar a segurança pública e a rede de atenção ao usuário de drogas.

Superintendência de Comunicação Institucional