DIREITOS DOS ANIMAIS

Comissão Especial vai discutir situação de capivaras às margens da Lagoa da Pampulha

Audiência pública será dia 16 de setembro, às 19h, na Câmara
 

segunda-feira, 2 Setembro, 2013 - 00:00
Audiência pública sobre capivaras na Pampulha será dia 16 de setembro, às 19h, na Câmara

Audiência pública sobre capivaras na Pampulha será dia 16 de setembro, às 19h, na Câmara

A Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Animais aprovou nesta segunda-feira (2/9) a realização de uma audiência pública, solicitada vereador Sérgio Fernando (PV), para discutir a questão das capivaras que vivem às margens da Lagoa da Pampulha. A Comissão também decidiu encaminhar pedido de informação ao Instituto Mineiro de Agropecuária solicitando a relação dos abatedouros localizados em Belo Horizonte.

A remoção de cerca de 150 capivaras que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha vem sendo discutida devido aos riscos para a saúde humana e aos danos aos jardins de Burle Marx. A Prefeitura de Belo Horizonte está elaborando edital em conjunto com a Fundação Zoobotânica e definirá como será enfrentado o problema.

Abatedouros

A Comissão recebeu resposta de pedido de informação feito à Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância Sanitária, sobre os abatedouros localizados em Belo Horizonte. O órgão informou que não possui a relação dos estabelecimentos e que o assunto é de competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que realiza inspeções. Diante disso, a Comissão deliberou por encaminhar novo pedido de informação, desta vez ao IMA.

Participaram da reunião os vereadores Bim da Ambulância (PTN), Dr. Sandro (PCdoB) e Sérgio Fernando.

Superintendência de Comunicação Institucional