SISTEMA VIÁRIO

Vereadores se reunem no Barreiro para discutir problemas no trânsito

Serão feitas alterações em função do Hospital

sexta-feira, 13 Setembro, 2013 - 00:00
Gargalo estaria no entorno da Pça José de Almeida Netto, na confluência da Via do Minério com Av. Olinto Meireles

Gargalo estaria no entorno da Pça José de Almeida Netto, na confluência da Via do Minério com Av. Olinto Meireles

Com o objetivo de discutir a situação do trânsito no entorno da Praça José de Almeida Netto, localizada na confluência das Avenidas Waldyr Soeiro Emrich (Via do Minério) e Olinto Meireles, no Barreiro, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou uma audiência pública na última quarta-feira (11/9), na Escola Municipal Professora Isaura Santos, no Barreiro. A reunião foi requerida pelos vereadores Wellington Bessa “Sapão” (PSB) e Marcelo Álvaro Antonio (PRP).

Para solucionar os problemas no trânsito da região, que o vereador Sapão considera “caótico em horários de pico”, a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) apresentou uma proposta que implica a retirada da Praça José de Almeida Netto e a implantação, no local, de um cruzamento com semáforos para coordenar o fluxo de veículos e a passagem de pedestres.

O vereador Adriano Ventura (PT) criticou o posicionamento da Prefeitura. “A BHTrans mais uma vez apresenta um projeto não concluído”, afirmou. Segundo ele, o Executivo apresentou apenas “um esboço de projeto”, que ainda está sujeito a alterações. “É uma vergonha você chamar a comunidade e mostrar um esboço”, lamentou o parlamentar.

Início das obras

A BHTrans explicou que as alterações viárias deverão ser implantadas juntamente com a segunda etapa das obras do Hospital Metropolitano do Barreiro, que deve ser iniciada ainda este ano. Com capacidade prevista para 10 mil consultas especializadas, 1,4 mil internações e 700 cirurgias mensais, a expectativa da comunidade local é que a inauguração da estrutura hospitalar agrave ainda mais os transtornos viários da região.

O vereador Marcelo Álvaro Antonio, defendeu que as intervenções no trânsito não estejam vinculadas às obras do Hospital Metropolitano do Barreiro. “Gostaria de uma ação mais imediata do Executivo para sanar o problema do cruzamento da Avenida Olinto Meirelles com a Via do Minério”, argumentou o parlamentar.

O vereador Wellington Bessa “Sapão” fez coro às declarações de Marcelo Álvaro Antonio ao solicitar que o prefeito autorize a execução das intervenções viárias o mais rápido possível. De acordo com ele, “a população do Barreiro não aguenta mais o gargalo no trânsito do entorno da Praça”.

Superintendência de Comunicação Institucional