ELEIÇÃO NAS ESCOLAS

Alunos vão às urnas eleger vereadores mirins de BH

Uma eleição diferente, com eleitores que não completaram nem quinze anos, mas que já tiveram direito ao voto; e com candidatos que fizeram da sala de aula seu reduto eleitoral, apresentando propostas destinadas a toda a comunidade. Nesta quarta (12/3) foram realizadas as eleições do projeto Câmara Mirim, com a participação de dez escolas municipais. A votação foi acompanhada de perto pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Burguês de Castro (PTdoB).

quarta-feira, 12 Março, 2014 - 00:00
Dez escolas municipais vão eleger 41 vereadores mirins - Foto: Divulgação CMBH

Dez escolas municipais vão eleger 41 vereadores mirins - Foto: Divulgação CMBH

Uma eleição diferente, com eleitores que não completaram nem quinze anos, mas que já tiveram direito ao voto; e com candidatos que fizeram da sala de aula seu reduto eleitoral, apresentando propostas destinadas a toda a comunidade. No dia 12 de março, foram realizadas as eleições do projeto Câmara Mirim, em sua sétima edição, com a participação de dez escolas municipais. Serão eleitos de quatro a cinco candidatos por escola, totalizando 41 vereadores mirins. Na Escola Municipal Maria das Neves, no Bairro São Lucas, acompanharam a votação o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Burguês de Castro (PT do B), e representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) e da Secretaria Municipal de Educação.

“É muito importante estarmos aqui numa escola municipal discutindo questões eleitorais, ensinando para as crianças a importância do voto e como funciona uma eleição, pois, assim, incentivamos esses jovens a participar da política”, destacou o presidente da Câmara, vereador Léo Burguês de Castro.

Para o secretário municipal adjunto de Educação, Afonso Celso Renan Barbosa, os representantes da Câmara Mirim irão replicar, posteriormente, essa experiência para os colegas de escola. “É importante despertar o aluno para essa questão política, principalmente em um ano eleitoral, para modular a vontade de cada candidato de interferir na própria realidade”, avaliou.

Segundo a juíza do TRE/MG, Lilian Maciel Santos, a parceria entre a Câmara Municipal, o TRE e o Poder Executivo objetiva que crianças na faixa etária de 11 a 14 anos tenham conhecimento de todo o procedimento eleitoral, desde o registro da candidatura até o momento final do voto.

Plataforma eleitoral

Na Escola Maria das Neves, cinco candidatos concorreram ao cargo de vereador mirim. Em sua plataforma, os candidatos apresentaram propostas relacionadas a acessibilidade, saúde e segurança pública, esporte, lazer, mobilidade urbana, educação, alimentação, saneamento e tecnologia da informação, com melhorias para toda a comunidade escolar.

Confira as propostas dos candidatos da Escola Municipal Maria das Neves:

Gabriele Rodrigues Moura / 12 anos - 6ª série do 7º ano

Acessibilidade para deficientes, mais médicos para os postos de saúde, reforma dos campos de futebol do Bairro São Lucas e segurança nas ruas

 

Karine Lopes / 14 anos - 8ª série do 9º ano

Acessibilidade para os deficientes da escola

 

 

Izabella Vitória Souza do Nascimento / 11 anos - 6ª série do 7º ano

Melhorias no trânsito, inclusão de atividades como jogos e danças no recreio, confecção de carteirinha de estudante para os alunos e mais policiamento para a região

 

Kéven Cardoso / 14 anos - 7ª série do 8º ano

Melhoria da cantina, recolhimento de entulhos e manutenção dos computadores da escola

 

 

Kaíque Matias / 13 anos - 8ª série do 9º ano

Reforma do campo de futebol Bola de Ouro, no Bairro São Lucas, colocação de mais ventiladores de teto na escola e mais quebra-molas nas ruas

 

Campanha eleitoral

Durante a campanha eleitoral, de 19/2 a 11/3, foi ministrada, no dia 28/2, palestra do TRE para 180 alunos dos 7º, 8º e 9º anos da Escola Municipal Maria das Neves. Os temas da palestra foram Democracia, Papel do Cidadão e Importância do Voto Consciente. Na oportunidade, os alunos participaram de uma simulação de votação na escola, com urnas do TRE.

Para a vice-diretora da Escola Municipal Maria das Neves, Lia Mendes, o projeto promove o conhecimento de políticas públicas, desenvolvendo no aluno a oratória e o diálogo. “A Câmara Mirim é a oportunidade que a escola oferece a crianças de aglomerados, que moram em uma região carente e enfrentam cotidianamente problemas de saneamento, limpeza urbana, transporte coletivo, educação e violência visualizarem melhor seu papel como cidadãos”, constatou a coordenadora do projeto na escola, Maria da Conceição Martins da Silva. De acordo com a vice-coordenadora do projeto na Escola Municipal Maria das Neves, Raquel Ventura, com a Câmara Mirim, cria-se maturidade no aluno, desenvolvendo nele o espírito crítico, político e coletivo, despertando-o para os interesses da comunidade.

Conforme a juíza da 35ª zona eleitoral do TRE de BH, Moema de Carvalho Balbino Lucas, que ministrou a palestra, foram passados para os estudantes valores como importância do voto consciente, mostrando como escolher um candidato, contribuindo, assim, para a formação do eleitor do futuro.

Resultado nas urnas

Segundo informou a gerente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, Dagma Martins, a próxima etapa do projeto é a realização de sessões mensais na Câmara Municipal. A primeira sessão solene da Câmara Mirim será no dia 26 de março, com a posse dos pequenos parlamentares. Nas sessões subsequentes, os vereadores mirins terão noções do processo legislativo e das atividades parlamentares e irão elaborar propostas de melhorias para a sua comunidade e para a cidade. A expectativa é que as proposições aprovadas pelos parlamentares mirins sejam encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara. O colegiado analisará as propostas e, de acordo com sua natureza, poderá transformá-las em proposições reais, como indicações e até mesmo projetos de lei. As reuniões acontecem durante um ano, tendo início em março e com término em dezembro. No segundo semestre, será eleita a Mesa Diretora Mirim, com presidente, vice-presidente e secretário.

Confira quem foram os vereadores mirins eleitos

Superintendência de Comunicação Institucional