PARLAMENTO JOVEM

Programa se amplia com a criação de etapa regional

PJ cria o Polo BH, unindo trabalhos de câmaras da capital, Betim e Contagem

sexta-feira, 4 Abril, 2014 - 00:00
Iniciativa de formação política para estudantes, PJ cria o Polo BH, unindo trabalhos de câmaras de BH, Betim e Contagem

Iniciativa de formação política para estudantes, PJ cria o Polo BH, unindo trabalhos de câmaras de BH, Betim e Contagem

Na última quarta-feira (2/4), ocorreu a abertura oficial do Parlamento Jovem Polo BH, na Puc Minas, com a presença de deputados,  vereadores, escolas do legislativo, diretores de escolas, estudantes e professores.  O Parlamento Jovem Polo BH constitui a nova etapa regional, incluída a partir desta 11ª edição do Programa Parlamento Jovem de Minas, unindo os trabalhos das câmaras municipais de Belo Horizonte, Betim e Contagem, e envolvendo mais 260 estudantes de ensino médio, de 12 escolas (particulares e públicas). Iniciativa de formação política voltada a estudantes de ensino médio e superior, o PJ a cada ano trabalha um tema, por meio de atividades e eventos educativos. Neste ano, o tema escolhido foi “Envelhecimento e qualidade de vida”. Nos próximos meses, os quase dois mil alunos das 29 cidades participantes em Minas vão debater e apresentar projetos para a terceira idade.

“Vamos falar de democracia, de como funciona a Câmara Municipal e o Poder Legislativo, e isso é muito importante para a manutenção do Estado Democrático de Direito. A participação desses jovens é fundamental para que possamos ter políticos mais participativos, uma política melhor”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Léo Burguês de Castro (PTdoB).

O coordenador estadual do Parlamento Jovem Minas , Alexandre Teixeira, informou que, com a criação da etapa regional, uma parte dos processos de discussão e deliberação vai se dar em determinadas regiões do estado, chamadas de “regiões e municípios polos”. A expectativa com a mudança de metodologia é aumentar a participação.

Parlamento Jovem

O Programa Parlamento Jovem foi criado em 2004, em nível municipal, numa parceria entre a Câmara Municipal de Belo Horizonte (por meio da Escola do Legislativo), a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). A partir de 2010, o programa foi estadualizado, buscando sempre contemplar diferentes regiões geográficas, formando uma extensa rede de educação legislativa em todo o estado.

Alguns dos objetivos do Parlamento Jovem são estimular a formação política e cidadã de estudantes, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, principalmente do Legislativo, e também a importância da participação da sociedade no Parlamento. Outro ponto importante é levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica do município onde vivem, pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes à comunidade.

Para isso, são feitos debates, formados grupos de trabalho e realizadas reuniões plenárias. Estudantes universitários, treinados pelas suas instituições e pelas escolas do legislativo das câmaras, atuam como monitores do programa. Os estudantes podem elaborar propostas que serão discutidas e apresentadas nos plenários das câmaras municipais das cidades participantes. No final do programa, os textos são encaminhados para a Comissão de Participação Popular da ALMG. Desde o início do projeto, mais de 150 proposições foram enviadas para apreciação dos deputados.

“É superinteressante para nós participar do projeto, porque ele contribui para nossa formação política, social. Isso pra mim é muito importante, me atraiu para participar do processo”, elogiou o estudante de Contagem, João Afonso Andrade.

Superintendência de Comunicação Institucional