Reformas civis e atividades físicas são os temas da semana
Os programas vão ao ar nos canais 11 a cabo e 61.4 na frequência

Reformar a casa, derrubar uma parede, trocar um piso ou até mesmo instalar um ar condicionado já não é tão fácil. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determinou, desde 2014, que quem pretende fazer alguma reforma terá que contratar um engenheiro ou arquiteto para produzir um projeto. Este será o tema discutido no programa Câmara Debate desta semana. Já o programa Câmara Entrevista, que estreia nesta sexta-feira (7/8), às 18h, abordará os benefícios da atividade física.
Estar em boa forma e ter uma vida saudável são o desejo de muitos e a principal motivação para a prática de atividades físicas regulares. Mas é sempre necessário tomar algumas precauções e antes realizar exames médicos e físicos porque cada pessoa tem suas características e necessidades próprias, o que exige uma avaliação médica e nutricional individualizada.
Para que as atividades físicas se tornem mais benéficas e realmente melhorem a qualidade de vida, é ideal ter um tempo reservado para exercícios físicos de uma forma mais direcionada, como caminhada, musculação, natação, etc. A atividade física é fundamental para todos, independente da idade e quando combinada com uma alimentação saudável é possível garantir um corpo saudável e um grande bem-estar.
Para discutir o assunto, o Câmara Entrevista convidou o personal e educador físico, Frederico Costa, o personal, Alessandro Diniz e a nutricionista esportiva Cristiane Loureiro. O programa tem reprises sábado, terça e quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.
Câmara Debate
As recomendações da ABNT, em vigor há um ano e quatro meses, têm o objetivo de regular a realização de reformas e construções de casas e apartamentos. As novas determinações foram criadas para diminuir os riscos, evitar acidentes e impedir que reformas clandestinas coloquem em risco a vida da população.
Pequenos reparos, como pintura da parede ou colocação de gesso no teto, por exemplo, não se encaixam nas regras. Por outro lado, entram nessa lista a troca de canos, janelas e as instalações elétricas e a gás. Com isso, o dono do apartamento tem que apresentar ao síndico do condomínio um projeto de reforma, com o material que será usado, a quantidade e a duração da obra.
O Câmara Debate convidou o conselheiro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícia em Engenharia (IBAP), Frederico Correia Lima, o presidente da Associação das Empresas de Reforma Predial, Paulo Cesar Freitas e a fiscal integrada da Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização, Márcia Curvelano. O programa será reprisado no domingo, segunda, quarta e sexta-feira, às 6h30, e sábado e terça-feira, às 18h.
Superintendência de Comunicação Institucional