Em pauta, uso irresponsável da água no Córrego do Barreiro
Segundo denúncias, a água vem sendo utilizada em praças e campos de futebol
![](https://cmbh.mg.gov.br/sites/default/files/styles/2_colunas_desktop_teste/public/default_images/img_null_2_0.jpg?itok=8Dub852t×tamp=1478193993)
A política de consumo e os problemas causados pelo uso irresponsável de recursos hídricos de Belo Horizonte, com enfoque na Sub-bacia Córrego Barreiro serão tema de audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento, na próxima terça-feira (20/10). A audiência foi requerida pelo vereador Veré da Farmácia (PSDC).
Segundo o requerente da audiência, conforme denúncias recebidas, mesmo com a retirada parcial pela Copasa do esgoto existente no Córrego Barreiro, a água vem sendo utilizada de forma indevida.
De acordo com o vereador, próximo ao local, funcionam um lava-jato e uma indústria têxtil, onde circulam vários carros-pipa, que utilizam a água do córrego em campos de futebol, praças e jardins. Devido à seca do córrego por até duas semanas, formam-se várias poças no local, expondo a comunidade ao risco constante de dengue. Desta forma, o objetivo da audiência é apurar, junto aos órgãos competentes, quem está represando a água do córrego, utilizando-a de maneira inadequada, e cobrar providências quanto ao fato.
Foram convidados para o encontro representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Ministério Público de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Polícia Militar de Meio Ambiente e Copasa.
Superintendência de Comunicação Institucional