CULTURA

Músicos pedem maior liberdade para exercício da profissão em BH

Eles pedem flexibilização de normas que restringem sua atuação em bares e espaços públicos

quinta-feira, 15 Outubro, 2015 - 00:00
Músicos que pedem maior liberdade para exercício da profissão em BH. Foto: Rafa Aguiar

Músicos que pedem maior liberdade para exercício da profissão em BH. Foto: Rafa Aguiar

Vereadores da Câmara de BH receberam nesta quinta-feira (15/10) uma comitiva de músicos que reivindicaram apoio parlamentar para a criação de mecanismos capazes de fortalecer o cenário cultural na cidade. Eles lotaram o Plenário Camil Caram e apresentaram suas demandas aos membros da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desposto, Lazer e Turismo. Entre as reivindicações, está a manutenção, por parte dos parlamentares, do veto do prefeito Márcio Lacerda ao PL 827/13, de autoria de Leonardo Mattos (PV), que sugeria a proibição da execução de música no ambiente externo de bares e restaurantes, após as 23h. O objetivo seria evitar casos de perturbação ao sossego. Integralmente vetado pelo Executivo, o texto será novamente discutido pelo Plenário, que pode derrubar ou manter a decisão.

Durante a reunião, o representante da categoria leu um manifesto, no qual protesta contra o que ele classifica como um ataque à cadeia produtiva da música. De acordo com ele, o fechamento de bares e a criação de normatizações cada vez mais restritivas tem diminuído as oportunidades de geração de trabalho e renda para artistas locais, o que demanda o desenvolvimento de esforços do poder público no sentido de flexibilizar algumas das regras em vigor.  

Audiência Pública e Frente Parlamentar

O vereador Gilson Reis (PCdoB) defendeu a manutenção do veto ao PL 827/13, argumentando que a tradição dos bares e da música ao vivo é parte da cultura da cidade.  Já o vereador Professor Wendel (PSB), presidente da comissão, anunciou que no mês de novembro, em data a definir, o colegiado vai realizar audiência pública para ouvir as demandas dos músicos da capital. O objetivo, explicou o parlamentar, é conhecer as reivindicações da categoria, de modo elaborar projetos ou outras proposições capazes de estimular a economia da cultura e fortalecer a geração de trabalho e renda no setor. Ainda segundo o vereador, no intuito de estimular o debate a respeito dos direitos e oportunidades da categoria, será criada na Câmara de BH uma frente parlamentar em defesa dos músicos.

Dentre outros, também estiveram presentes na reunião os vereadores Pelé do Vôlei (PSB), Arnaldo Godoy (PT), Valdivino (PPS) e Cornonel Piccinini (PSB). 

Veja o vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional