CMBH agraciará 50 personalidades e entidades com o Grande Colar
Solenidade será na sede do Legislativo de BH, no próximo dia 20/11, com a presença do governador Fernando Pimentel

Maior honraria concedida pelo Parlamento Municipal, a cerimônia de entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo será realizada na próxima sexta-feira (20/11) na sede da Câmara Municipal, no Bairro Santa Efigênia. A comenda é outorgada a pessoas ou entidades de nacionalidade brasileira ou estrangeira, merecedoras de reconhecimento por excepcional mérito ou pela prestação de serviços notáveis ao município, ao estado ou ao país, em suas respectivas áreas de atuação. Cinquenta nomes compõem a lista de agraciados desta edição, cujo patrono é o político mineiro José Aparecido de Oliveira.
Promovidas pela atual gestão e aprovadas pelos demais parlamentares, alterações nas regras de indicação e concessão do Grande Colar do Mérito Legislativo determinaram que, nesta edição, a solenidade voltasse a ser realizada na sede do Legislativo, propiciando significativa redução de despesas. No lugar dos 99 agraciados da edição anterior, neste ano serão apenas 50, sendo um indicado por cada um dos 41 vereadores e outros nove pelo Conselho de Agraciamento. No entendimento da Casa, a moderação na quantidade de medalhas a serem outorgadas, além de gerar economia aos cofres públicos, garante maior relevância à honraria.
O orador da cerimônia será o ex-prefeito de BH, ex-ministro e atual governador do estado, Fernando Da Matta Pimentel.
A relação de agraciados de 2015 pode ser conferida aqui.
Patrono
A cada edição, a Câmara Municipal escolhe um patrono, que empresta à comenda seu nome e sua trajetória, como símbolo dos valores e princípios sintetizados por ele. Em 2015, o grande homenageado é José Aparecido de Oliveira. Natural de Conceição do Mato Dentro (MG), o ex-secretário do presidente Jânio Quadros, ex-ministro do governo José Sarney, ex-governador do Distrito Federal e ex-deputado federal José Aparecido foi um homem público bastante popular e querido nos diversos círculos políticos e culturais. Com sua inteligência ímpar e natureza conciliatória, foi alçado ao cargo de embaixador pelo presidente Itamar Franco e ocupou novamente um ministério na gestão de Fernando Henrique Cardoso, último cargo que ocupou antes que a saúde abalada o impedisse de contribuir ainda mais com o nosso estado e o nosso país.
Superintendência de Comunicação Institucional