VISITA TÉCNICA

Condições de animais utilizados por carroceiros serão avaliadas

Vereadores vão à Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) Andradas I, que recebe materiais tranportados por carroças

segunda-feira, 20 Fevereiro, 2017 - 15:45

Foto: Andréa Moreira/Portal PBH

Na manhã da próxima quarta-feira (22/2), a partir das 9h, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizará uma visita técnica à Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) Andradas I, com a finalidade de obter informações sobre as condições dos animais utilizados por carroceiros no transporte de resíduos. De acordo com o vereador Osvaldo Lopes (PHS), autor do requerimento da visita, denúncias apontam maus tratos de cavalos e burros. Serão solicitadas informações sobre o fluxo de carroças/dia, as condições estruturais das instalações e a salubridade do local.

Segundo Lopes, há relatos de condições indignas de trabalho e até mesmo de maus tratos contra os burros e cavalos utilizados pelos carroceiros no transporte desses materiais. Ainda, muitos animais seriam abandonados e entregues à própria sorte quando já não têm mais utilidade para os carroceiros, sofrendo e agonizando até a morte sem abrigo ou alimentação adequados.

Ao encaminhar pela aprovação do requerimento, afirmando que sua principal bandeira como vereador e cidadão é a defesa da causa animal, o parlamentar declarou-se favorável ao fim do uso de veículos de tração animal, mas lembrando a existência de cerca de 3 mil carroceiros em Belo Horizonte, destacou a necessidade de analisar todos os aspectos da questão. As verificações feitas no local e as informações obtidas junto a funcionários e usuários durante a visita técnica subsidiarão projeto de lei de sua autoria que disporá sobre os veículos de tração animal.

As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) são equipamentos públicos destinados a receber gratuitamente materiais como entulho, resíduos de poda e terra, bem como pneus, colchões e móveis velhos. O transporte dos resíduos é realizado muitas vezes por carroceiros, em veículos de tração animal.

SLU convidada

Osvaldo Lopes convidou para participar da atividade o titular da Superintendência de Limpeza Urbana da Capital, Coronel Genedempsey Bicalho Cruz. A unidade a ser visitada nesta ocasião será a URPV Andradas I, localizada à Av. dos Andradas, 5.965, Bairro Pompeia, próximo ao pátio de manobra da Rede Ferroviária, na Região Leste da capital.

Superintendência de Comunicação Institucional