DIREITOS HUMANOS

Primeira ação será voltada para população em situação de rua

Parlamentares aprovaram por unanimidade realização de visitas técnicas ao Abrigo São Paulo e ao Albergue Tia Branca

sexta-feira, 3 Fevereiro, 2017 - 19:30
Primeira ação da Comissão de Direitos Humanos será voltada para população em situação de rua

Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

Mobilizada em atenção às pessoas em situação de rua, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor aprovou unanimemente a realização de visitas técnicas para verificar a estrutura e os serviços oferecidos pelas unidades de acolhimento institucional de Belo Horizonte. Inicialmente, o colegiado visitará o Albergue Municipal Tia Branca (Bairro Floresta) e o Abrigo São Paulo (Bairro 1º de Maio). A atividade foi aprovada na tarde desta sexta-feira (3/2), quando foram realizadas duas reuniões extraordinárias, em que também se definiram o dia, o horário e o plenário para realização das reuniões semanais ordinárias da comissão.

Presidente da comissão e autor do requerimento para as visitas, Gabriel (PHS) destacou que tem sido perceptível o aumento da população em situação de rua na capital e alertou para a urgência em melhorar as políticas públicas de atendimento a essas pessoas. O vereador lembrou que as pessoas em situação de rua têm diferentes origens e histórias, sendo, muitas vezes, vítimas de uma violência estrutural, que deve ser observada na elaboração de políticas públicas. “´Tem muita gente vítima da transfobia e homofobia, o que acaba ocasionando a expulsão dessas pessoas de suas casas e sua presença nas ruas”, exemplificou.

O parlamentar explicou que as visitas técnicas serão realizadas em conjunto com os assistentes sociais, garantindo que será feito um esforço para captação de verbas federais para investimentos no setor.

Reuniões ordinárias

O colegiado definiu que as reuniões ordinárias semanais serão realizadas às quartas-feiras, a partir das 10h, no Plenário Helvécio Arantes.

Participaram da reunião a vereadora Áurea Carolina (Psol) e os vereadores Gabriel (PHS), Pedro Patrus (PT), Juninho Los Hermanos (PSDB) e Mateus Simões (Novo)

Superintendência de Comunicação Institucional