CULTURA E LAZER

Audiência vai avaliar carnaval e debater melhorias para próximos anos

Segurança, infraestrutura, direitos dos ambulantes e financiamento de blocos estão em pauta

quinta-feira, 2 Março, 2017 - 19:15

Foto: Portal PBH

Em 2017, turistas e belo-horizontinos fizeram um carnaval marcante. Cerca de 3 milhões de pessoas saíram às ruas da cidade em cinco dias de festa sem precedentes na nossa história recente. Para fazer um balanço das festividades e discutir pontos de melhoria para os próximos anos, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vai realizar audiência pública no próximo dia 22 de março, às 18h, no Plenário Amynthas de Barros. O requerimento para a reunião, apresentado pelos vereadores Cida Falabella (Psol) e Gilson Reis (PCdoB), foi aprovado pelo colegiado em reunião realizada nesta quinta-feira (2/3).

O objetivo é que a audiência pública discuta aspectos importantes para a qualificação do carnaval, como segurança, infraestrutura, gestão dos recursos públicos e acesso democrático à cidade. Nos termos do requerimento aprovado, estarão em destaque temas como o diálogo do poder público com os blocos carnavalescos, além do patrocínio do carnaval por empresas privadas e da relação da prefeitura com os vendedores ambulantes.

Outro assunto em pauta será a segurança pública. O registro de atos violentos na Praça da Estação e na Avenida Afonso Pena, além de denúncias sobre ações truculentas da polícia em outras partes da cidade, levaram os requerentes a propor um debate o papel da Polícia Militar e da Guarda Municipal durante a festa.

Há também a expectativa de que o financiamento dos blocos carnavalescos seja discutido. A sugestão foi feita pelo vereador Álvaro Damião (PSB), membro da comissão. O parlamentar critica a concessão de financiamento público a blocos que levam para as ruas manifestações de cunho político-partidário.  

Foram convidados para a reunião, dentre outros, representantes das escolas de samba, dos blocos carnavalescos, dos ambulantes, da Fundação Municipal de Cultura, da Belotur, da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Superintendência de Comunicação Institucional