VISITA TÉCNICA

Serviços do Centro de Controle de Zoonoses serão fiscalizados por comissão

Objetivo é verificar carências no que diz respeito à castração e ao combate à leishmaniose

sexta-feira, 10 Março, 2017 - 18:30
Cão passa por tratamento de saúde

Foto: Márcio Martins / Portal PBH

O Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Edna Quintel, 173, Bairro São Bernardo, receberá visita técnica da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, no dia 15 de março, às 10h. O objetivo é verificar quais carências a unidade precisa ver sanadas para aprimorar o trabalho, tanto no que diz respeito à castração, quanto no que concerne à política destinada aos animais com leishmaniose.

O requerente da visita técnica, vereador Osvaldo Lopes (PHS), explica que há déficit de funcionários no Centro de Controle de Zoonoses. De acordo com o parlamentar, ao ligar para a unidade com o objetivo de agendar uma castração animal, o solicitante receberá a informação de que há uma espera que gira em torno de cinco meses. Além disso, o vereador questiona a limitação a dez castrações por CPF. Segundo ele, esta política prejudica o trabalho de protetores de animais voluntários, que, antes de colocar para adoção os animais por eles resgatados de situação de rua, precisam que os cães e gatos sejam esterilizados.

Lopes também fala da necessidade de se aperfeiçoar a estrutura física do local e de se discutir a política de eutanásia para cães com leishmaniose. Ele alerta que há diversos casos em que o exame apresenta um falso resultado positivo para leishmaniose visceral. Daí a necessidade de se rediscutir os meios utilizados pelo Centro de Controle de Zoonoses para se diagnosticar a doença. Além disso, o parlamentar explica que já existe medicação que trata cães com leishmaniose.

O vereador afirma que, após traçar um diagnóstico com as deficiências a serem sanadas, irá reunir-se com o prefeito Alexandre Kalil para buscar soluções que permitam ao Centro de Controle de Zoonoses aprimorar e ampliar os serviços prestados.

Superintendência de Comunicação Institucional