VISITA TÉCNICA

Vereadores vão fiscalizar atenção à criança em abrigos conveniados

Unidades de acolhimento estariam impedindo que mães usuárias de drogas visitem seus filhos

segunda-feira, 3 Abril, 2017 - 20:00

Foto: Portal PBH

Afastadas de suas mães e retiradas de suas casas por inúmeros motivos, a partir de determinação da Justiça, as crianças acolhidas pelo poder público são encaminhadas a diversas unidades municipais, ou da rede conveniada, especializadas no atendimento a esse público. No entanto, denúncias recebidas pelos vereadores indicam que alguns abrigos estariam impedindo o acesso diurno das mães e pais aos seus filhos. A situação será verificada pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor em visita técnica aos abrigos Lar Cristão, Pro Ação e Unidade de Acolhimento Infantil - Casa de Bebês, na próxima quarta-feira (5/4), a partir das 8h.

Autor do requerimento para a visita, o vereador Gabriel (PHS) explica que a intenção é verificar as condições em que são mantidas as crianças e os motivos pelos quais foram encaminhadas a esses abrigos. A comissão quer avaliar as atividades oferecidas a elas, cuidados com a saúde, formas de interação com suas mães e pais, processos para entrada no abrigo, índice de retorno das crianças às suas famílias e formas de custeio dessas unidades.

Foram convidados para acompanhar a visita a secretária municipal de Políticas Sociais, Maíra Colares; a promotora de justiça da 23ª Promotoria de Justiça dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Matilde Patente, e a assistente social coordenadora do Fórum de Abrigos para Crianças e Adolescentes, Liziane Vasconcelos.

Superintendência de Comunicação Institucional