TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Comissão apura possíveis soluções para problemas de mobilidade no Barreiro

Vias de mão dupla sobrecarregadas e difícil acesso ao BHBus são transtornos aos moradores do Vale do Jatobá

quinta-feira, 11 Maio, 2017 - 17:00

Foto: Luciene Dayrell

Com mais de 280 mil habitantes, o Barreiro é a segunda região mais movimentada da capital (depois do centro comercial) e, no entanto, o sistema viário local e a oferta de transporte público parecem não acompanhar o seu desenvolvimento. Demandas populares apresentadas aos vereadores indicam a inadequação de algumas vias locais que já não comportam o fluxo de veículos e a necessidade de novas linhas de ônibus para integração entre os bairros locais e as estações do BHBus. Reunida na tarde desta quinta-feira (11/5), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário deliberou pela realização de visitas técnicas ao local e pelo envio de ofícios à BHTrans para verificar possíveis soluções. Confira aqui a pauta completa e o resultado da reunião.

Por requerimento do vereador Wesley Autoescola (PHS), o colegiado aprovou duas visitas técnicas ao Bairro Vale do Jatobá (Regional Barreiro), quando serão verificadas diversas ruas locais que precisariam de reclassificação da direção do fluxo. Atualmente em mão dupla, as vias seriam muito estreitas para suportar carros nos dois sentidos. Em especial, os moradores pedem a verificação da Rua Perimetral, no trecho entre as Ruas Djalma Vieira Cristo e Carlos Pinto Coelho, para avaliar a necessidade de redefinir o sentido em mão única e proibir o estacionamento de veículos em um dos lados da via. As visitas serão realizadas em sequência, no dia 19 de maio, a partir das 9h30.

Novas linhas alimentadoras

Três pedidos de informações serão enviados pela comissão ao presidente da BHTrans, buscando avaliar a possibilidade de criação de novas linhas de ônibus que atendam a região. Uma das propostas sugere uma linha no circuito entre o Bairro Vale do Jatobá e a Estação Diamante (BHBus), questionando a prefeitura sobre a existência prévia de algum projeto nesse sentido.

Outro requerimento cobra informações sobre a viabilidade de criação de uma nova linha alimentadora que ligue o Bairro Petrópolis (Barreiro) à Estação Barreiro (BHBus). A BHTrans deve informar os requisitos técnicos para atender à demanda e emitir um parecer sobre a proposta. Ainda, o colegiado quer avaliar a possibilidade de instituir uma nova linha de ônibus que permita a conexão entre a Estação Barreiro e a Estação José Cândido da Silveira (na Regional Leste), onde já existe a integração entre o terminal de ônibus e a linha de metrô da capital. Os requerimentos são de autoria do vereador Wesley Autoescola.

Participaram da reunião os vereadores Bispo Fernando Luiz (PSB), Carlos Henrique (PMN), Elvis Côrtes (PSD), Jair di Gregório (PP) e Wesley Autoescola (PHS).

Superintendência de Comunicação Institucional