ECONOMIA POPULAR

Feirantes da Av. Bernardo Monteiro cobram retorno ao ponto tradicional

Demanda será apresentada diretamente à Regional Centro-sul, em reunião agendada para a próxima terça (16/5)  

terça-feira, 9 Maio, 2017 - 17:15

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Artesãs que expõem seus produtos na feira de artesanato da Av. Bernardo Monteiro, na Região Centro-sul de BH, lotaram o Plenário Helvécio Arantes, em audiência promovida nesta terça-feira (9/5) pela Comissão de Administração Pública. Elas reivindicam o retorno da feira para os canteiros compreendidos entre as Ruas dos Otoni e Timbiras, depois da realocação das barracas, pela PBH,  para o lado oposto da Avenida Brasil, nas imediações da Rua Aimorés. Além dos problemas de infraestrutura, elas alegam que a mudança de endereço abalou as vendas, causando forte queda nos lucros. Requerente da audiência, o vereador Léo Burguês de Castro (PSL) apoiou a mudança e agendou, para a próxima semana, uma reunião entre as feirantes e a coordenação da Regional Centro-sul, no intuito de buscar a autorização para o retorno ao espaço original.

De acordo com a comerciante Rose Baeta, que falou na audiência em nome das feirantes, a mudança de local, provocada há cerca de quatro anos em função de necessidade de se recuperar árvores situadas no entorno, causou sérios prejuízos aos negócios. Segundo ela, a diminuição do fluxo de consumidores tem dificultado, inclusive, o pagamento da taxa diária pela ocupação do espaço, fixada em R$ 30 reais por barraca. “No local original de exposição o fluxo de pessoas era maior e conseguíamos atender inclusive o público que frequenta a área hospitalar. Hoje não estamos conseguindo arcar com custos básicos”, destacou.

Outro problema relatado é de ordem estrutural: no quarteirão em que a feira funciona atualmente, perto da Rua dos Aimorés, é comum situações como acúmulo de lixo, mal cheiro e presença de ratos, o que contribui para afastar ainda mais a clientela.

Economia popular

Defensor do retorno da feira ao ponto tradicional, o vereador Léo Burguês de Castro destacou que o fortalecimento dos negócios do tipo dinamiza a economia, favorecendo a permanência e a circulação de dividendos no município e estimulando a geração de trabalho e renda. Na mesma perspectiva, o vereador Juliano Lopes (PTC) manifestou apoio às demandas das feirantes. Ele destacou que a Comissão Especial criada na Câmara para tratar dos direitos de feirantes e ambulantes – presidida por ele – está à disposição do grupo para buscar soluções para o problema.  

Viabilidade da mudança

Representante da BHTrans, o servidor Luiz Fernando Libânio informou que não há restrições para o retorno da feira ao lugar de origem, desde que as barracas fiquem alocadas no canteiro central da Av. Bernardo Monteiro, sem criar obstáculos à circulação no viário do entorno.

Como encaminhamento, o vereador Léo Burguês de Castro afirmou que, na próxima terça (16/5), às 14h, uma comissão composta por ele e por cerca de dez representantes das artesãs se reunirá com a coordenação da Regional Centro-sul, responsável pela gestão local das feiras. O objetivo é discutir alternativas concretas para viabilizar o retorno da feira ao local original.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157680871523652,size=s]