PARLAMENTO JOVEM

Em plenária, estudantes votaram propostas que serão encaminhadas à ALMG

Educação política nas escolas é o tema do PJ 2017. Reunião na Câmara encerrou a etapa regional do projeto

quinta-feira, 24 Agosto, 2017 - 18:15
Foto em grupo dos estudantes envolvidos no parlamento jovem, em conjunto com representantes da equipe do projeto

Foto: Bernardo Dias/CMBH

A Câmara de BH sediou nesta quarta-feira (24/8) a reunião de culminância da etapa regional do Parlamento Jovem, iniciativa de formação política desenvolvida pela Assembleia Legislativa de Minas em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais do estado. O evento reuniu estudantes de Belo Horizonte, Betim, Curvelo e Ouro Preto, municípios que integram o Polo Central do projeto. Em debate, propostas criadas pelos jovens a respeito do tema da Educação Política nas Escolas. Ao todo, 12 propostas foram discutidas na reunião, seis das quais foram selecionadas para ir a votação na etapa estadual do projeto, marcada para o dia 22 de setembro, na ALMG.

Presidente da Câmara, o vereador Henrique Braga (PSDB) abriu o evento. “É imprescindível que os jovens sejam chamados a participar da política. É partir daí que vai uma surgir o primeiro esboço de uma nova sociedade, mais justa e melhor”, afirmou. Ainda segundo o parlamentar, a participação juvenil é chave para qualificação da vida democrática: “em tempos de crise, nos quais a política é associada à corrupção e a desvios, é importante construir com os jovens uma nova compressão da política e do papel do cidadão como sujeito de mudanças”, destaca.

Entre as propostas priorizadas pelos estudantes do Polo Central, estão sugestões para ampliação das atividades de formação política no currículo escolar, incentivo à mobilização juvenil e à gestão democrática das escolas.

As propostas selecionadas serão discutidas ao longo do mês de setembro na etapa estadual do projeto, juntamente com aqueles escolhidas nas plenárias realizadas nos outros polos regionais participantes do Paralmento Jovem. Entre os dias 20 e 22, na Assembleia Legislativa, estudantes envolvidos no projeto, oriundos de diferentes partes de Minas, vão debater as sugestões e consolidar, por meio do voto, o documento final, que será entregue para apreciação da Comissão de Participação Popular do legislativo mineiro.

Sobre o Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e educação legislativa que visa ao empoderamento dos estudantes do ensino médio para que eles desenvolvam ações sociais e políticas, sobretudo aquelas que proporcionam uma interlocução com os parlamentos. Na Câmara de BH, o programa é gerido pela Escola do Legislativo. 

Organizado em uma ampla rede de educação legislativa, o programa realiza um projeto anual no qual os jovens escolhem um tema de relevância social a ser trabalhado nos municípios integrantes da edição e encaminham propostas de ação legislativa às câmaras municipais e à ALMG.

Saiba mais sobre o projeto

Superintendência de Comunicação Institucional