TRÂNSITO NO BETÂNIA

Por melhorias no tráfego, comissão defende mudanças de mão e na sinalização

Após ver de perto os problemas apontados pela comunidade, colegiado enviará propostas formalmente à PBH e à BHTrans

quinta-feira, 23 Novembro, 2017 - 17:15
Comissão, BHTrans, Adminsitração Regional e moradores em visita técnica à Avenida Úrsula Paulino

Rafa Aguiar / CMBH

Sinalização e mão de direção inadequada, instalação indevida de um supermercado no espaço de uma praça, trânsito congestionado e desrespeito a placas de parada obrigatória foram problemas apontados em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário a trechos da Avenida Úrsula Paulino, no Bairro Betânia, Região Oeste, nesta quinta-feira (23/11). Após ver de perto os problemas apontados pela comunidade e discutir propostas de solução, a comissão buscará soluções para o problema junto à PBH e à BHTrans.

Segundo os moradores, na Via 210, entre as ruas Itamar Teixeira e Úrsula Paulino, a sinalização está mal colocada, com uma placa de parada obrigatória situada à esquerda, debaixo de uma árvore, no meio de um canteiro central, e não à direita. Comerciantes criticam a mudança de direção da via para mão única, apontando os prejuízos causados com a falta de visibilidade do comércio pelos clientes, do lado oposto da rua. Também estão insatisfeitos com a existência de um supermercado, instalado por meio de licitação da PBH, que ocupa o espaço de uma praça.

Estudo técnico

Conforme informou o analista de Transporte de Trânsito da BHTrans, José Renato Oliveira, após visita técnica da comissão e da BHTrans ao local, no dia 26 de julho, à esquina da Rua Úrsula Paulino com Augusto José dos Santos, onde há um imóvel invadido que pertence à Prefeitura, discutiu-se a possibilidade de abrir uma alça nesse trecho, a fim de melhorar o fluxo do trânsito. Ao encaminhar a proposta à Sudecap para estudo de viabilidade, esta avaliou que seria possível executar a obra sem alterações no imóvel. O valor orçado foi de R$ 55 mil. A seguir, a BHTrans realizou uma contagem de veículos no horário de pico nesse ponto da via, de 7h às 8h, quando apurou-se que circulam aproximadamente mil veículos nesse período, sendo que 60% viram à direita, em direção ao Bairro Buritis.

Na visita, o coordenador Regional Oeste, Gelson Leite, relatou, por sua vez, que já existe um projeto para a Rua Úrsula Paulino esquina com Augusto José dos Santos e que será ampliada a referida esquina, ressaltando que será necessário negociar com o morador que invadiu o terreno a desocupação do imóvel.

Quanto ao supermercado, Leite informou que foi feito um convênio com a Prefeitura, por meio do qual o empreendedor que venceu a licitação pode investir no empreendimento dentro de um determinado período, o qual pode ser renovado. A questão, no entanto, deve ser avaliada junto à Secretaria Municipal de Abastecimento.  

Parada Obrigatória

Ao ver de perto o trecho compreendido entre as Ruas Itamar Teixeira e Pastor Waldemar Terra, e ao ouvir o relato de moradores e trabalhadores da região, a comissão foi informada de que são frequentes ali situações de desrespeito à sinalização, o que vem causando acidentes frequentes. Para solucionar o problema, a BHTrans sugeriu, em caráter experimental, o fechamento do canteiro central nesse trecho. Outra sugestão apresentada foi a retirada de uma faixa de estacionamento na via, ao lado de uma ciclovia, em frente ao comércio.

Encaminhamentos

Segundo o vereador Jair Di Gregório (PP), que requereu a visita técnica, serão solicitadas mudanças no trânsito em alguns cruzamentos, incluindo o da Úrsula Paulino em direção à Via 210, no intuito de contribuir para a resolução do problema. Já o vereador Irlan Melo (PR),  solicitou que seja construida uma saída para a direita na esquina com Rua Augusto José dos Santos. No trecho compreendido entre a Rua Itamar Teixeira e a Rua Waldemar Terra, os vereadores solicitarão o fechamento de um fluxo do cruzamento, no meio do canteiro central. Outra demanda a ser encaminhada é a retirada de um estacionamento irregular, que invade uma faixa da via, prejudicando comerciantes e moradores.  “Tentaremos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e faremos juntos esses encaminhamentos à Prefeitura e à BHTrans”, completou Gregório.

O vereador Irlan Melo (PR) reforçou, na vista, que o importante é ouvir a demanda da comunidade. “Como morador da região, sei que é crônico o problema de trânsito e que a mudança feita há alguns anos para ligar a Via 040 à Via Expressa trouxe vários transtornos aos moradores”, constatou. Apoiando a ideia da Úrsula Paulino voltar a ser mão dupla, destacou que a liberação da área localizada na esquina da Rua Úrsula Paulino com  Augusto José dos Santos está bem adiantada. “Tendo agora o reforço do vereador Jair Di Gregório, creio que vamos conseguir dar sequência a esse encaminhamento o mais rápido possível”, concluiu.

Superintendência de Comunicação Institicional

[flickr-photoset:id=72157688813163021,size=s]