BAIRRO CASTELO

Travessia de motociclistas em área exclusiva para pedestres causa transtornos

Local também estaria sendo utilizado para prática de assaltos e rota de fuga; ofício será encaminhado aos órgãos responsáveis

quinta-feira, 9 Novembro, 2017 - 15:00

Foto: Ramon Damásio / CMBH

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transportes e Sistema Viário realizou visita técnica, na manhã desta quinta-feira (9/11), à travessia que liga as Ruas Dr. Rubens Guimarães e Dr. Sylvio Menicucci, localizadas no Bairro Castelo, Região da Pampulha. A demanda dos moradores é que seja instalada uma barreira no trecho, utilizado indevidamente por motociclistas, como forma de proteger os pedestres de riscos de acidentes, bem como inibir a prática constante de assaltos que têm sido praticados no local. Requerente da atividade, o vereador Carlos Henrique (PMN) informou que vai encaminhar ofício aos órgãos públicos responsáveis.

Os riscos de acidentes e a falta de segurança na travessia estão tirando o sossego dos moradores do Bairro Castelo. A falta de iluminação e de policiamento preventivo também contribuem para o aumento da insegurança. 

Moradora do bairro, Laura Reis alega que vários casos de furtos já foram registrados no local. “Seria necessária a instalação de uma barreira física nas duas pontas do trecho, a fim de impossibilitar o acesso de motociclistas, que também têm utilizado a travessia como rota de fuga”, informou Reis.

A coordenadora de atendimento da Administração Regional Municipal Pampulha, Neusa Fonseca, admitiu que uma das soluções para o problema seria a instalação de um obstáculo na travessia. No entanto, a medida tornaria o local inacessível para as pessoas com deficiência, especialmente os cadeirantes, contrariando o Código de Posturas do Município.

Encaminhamentos

Acolhendo as sugestões dos moradores, Carlos Henrique informou que irá encaminhar, por meio da comissão, ofícios aos órgãos responsáveis, cobrando diligência para atender as demandas da comunidade.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157688236994581,size=s]