FEBRE AMARELA

Mais de 300 pessoas foram vacinadas em posto provisório na CMBH

BH e outros 93 municípios mineiros estão em alerta contra a doença. No último semestre, 25 mortes foram registradas em Minas

terça-feira, 23 Janeiro, 2018 - 13:15
Filas para vacinação na Câmara Municipal na abertura da campanha

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Belo Horizonte e outros 93 municípios mineiros estão em situação de emergência em saúde pública por causa da febre amarela. Foram registradas 25 mortes no Estado em decorrência da doença desde junho do ano passado. Buscando contribuir para que mais pessoas de imunizem, a Câmara de BH, em parceria com a Prefeitura, montou um posto de vacinação provisório nesta terça (23/1) e quarta-feira (24/1) no Núcleo de Cidadania, que recebe diariamente cerca de mil visitantes em busca de serviços, como emissão da carteira de identidade, e do almoço servido no Refeitório Popular. Só no primeiro dia, 362 pessoas receberam a vacina. 

Eugênia Laguardia, servidora do Legislativo Municipal, que aguardava na fila para ser vacinada, destacou a importância da ação frente ao atual quadro em Minas e no Município, ressaltando a comodidade do serviço ser oferecido dentro da própria Câmara. Para Shirley Clair de Oliveira, que procurou a CMBH para se prevenir, a disponibilização da vacina na Casa também facilitou sua vida, devido à agilidade no atendimento e localização central, considerando a grande procura das pessoas pela vacinação nos postos de saúde. Viviane Almeida, nutricionista do Refeitório Popular, também valorizou a iniciativa e a oportunidade de oferecer o serviço não somente aos servidores, mas a toda a população. Até mesmo o presidente do Legislativo Municipal, vereador Henrique Braga (PSDB), aproveitou para tomar a vacina. 

Mauro Anderson de Oliveira Felipe, coordenador de Assuntos Sociais da CMBH, salientou a relevância da parceria com a Seção Médica da Casa e com a PBH, disponibilizando o espaço do Núcleo para a realização da campanha e trazendo a população para a Câmara Municipal, que dessa forma exerce, mais uma vez, seu papel social.
 

O chefe da Seção Médica da Câmara, Luiz Antônio Camargo de Melo, contou que procurou a Secretaria Municipal de Saúde manifestando o interesse pela parceria. A Regional Leste atendeu prontamente a demanda, disponibilizando as doses, além da equipe de cinco profissionais de enfermagem e três auxiliares técnicos. O grupo foi reforçado por um auxiliar de apoio do Núcelo de Cidadania e duas auxiliares da Seção Médica.

Documentos necessários

Para se vacinar, os interessados deverão apresentar documento de identificação com foto e certidão de nascimento para crianças que não possuam documento com foto. Quem tiver o cartão de vacinação também pode trazer. Na oportunidade, a equipe de enfermagem dará orientações gerais sobre a vacina.

Mosquito transmissor

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada de mosquitos infectados, não havendo hipótese de transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica, em função da gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas, infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157692554640675,size=s]