VISITAS TÉCNICAS

Comissão vai fiscalizar trânsito nos bairros Itapoã e Santa Mônica

Moradores cobram melhorias na sinalização e mudança nas regras para circulação de veículos

segunda-feira, 26 Fevereiro, 2018 - 19:15

Foto: Google Street View

Problemas de trânsito nos bairros Itapoã e Santa Mônica levaram a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário a deliberar pela realização de visitas técnicas com o objetivo de fiscalizar e avaliar situações, que, segundo moradores, têm gerado perigo para quem circula nessas localidades. Requeridas pelo vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), as visitas técnicas ficaram agendadas para a quarta-feira (28/2). No Bairro Santa Mônica, o trabalho de fiscalização vai ocorrer na Rua Carlos Alberto, esquina com Rua Augusto dos Anjosm às 9 horas. Já a visita técnica ao Bairro Itapoã, vai acontecer às 10h45, quando será averiguado o trânsito da Rua Jornalista Waldir Lau, 421.

Na Rua Carlos Alberto, o problema relatado por moradores, diz respeito à deficiência na sinalização, que contribui para que motoristas efetuem conversões proibidas, causando acidentes de trânsito. Já na Rua Waldir Lau, os moradores solicitam que a via seja convertida em mão única nas proximidades da Escola Iza Rizzotti. Foram convidados para para participar das visitas técnicas representantes da BHTrans e da Administração Regional Venda Nova.

O vereador Claudio da Drogaria Duarte acredita que a visita técnica é um dos instrumentos à disposição dos parlamentares com maior nível de eficácia no que tange à solução de problemas como os relatados. A partir da constatação in loco por representantes do Executivo de que há, nas localidades citadas, deficiências no trânsito, o parlamentar acredita que as análises técnicas necessárias para a tomada de solução ocorram de modo mais ágil do que mediante a utilização de outros instrumentos legislativos, tais como, o encaminhamento de indicações por escrito à administração municipal. Tais indicações são proposições produzidas pelos vereadores que sugerem à autoridade competente a adoção de medida de interesse público. Já nas visitas técnicas, representantes dos órgãos competentes se dirigem à localidade onde se encontra o problema, acompanhados pela população local e pelo vereador requerente da visita. Desse modo, os técnicos do Executivo ouvem os moradores in loco a respeito das situações por eles vividas e dialogam com a comunidade a respeito de possíveis soluções e de estabelecimento de prazos para a produção de análises e execução de intervenções quando estas são tecnicamente cabíveis.

Superintendência de Comunicação Institucional