Em debate, fiscalização dos ônibus e possíveis causas de acidente no Barreiro
Na última terça-feira de carnaval, cinco pessoas morreram quando coletivo caiu em um córrego no Bairro Mangueiras
Foto: Adão de Souza / Portão PBH
As possíveis causas do grave acidente ocorrido na última terça-feira (13/2) com um ônibus da linha 305, que provocou a morte de cinco pessoas na região do Barreiro, bem como as políticas de manutenção da frota que serve à cidade serão debatidas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nesta quinta-feira (8/3). O encontro ocorre às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes e é aberto à participação de qualquer cidadão interessado.
De acordo com os requerentes da audiência pública, o presidente da comissão Jair Di Gregório (PP) e os colegas Carlos Henrique (PMN), Fernando Luiz (PSB) e Wesley Autoescola (PHS), sua finalidade é conhecer e tornar pública as responsabilidades legais atribuídas aos agentes envolvidos no planejamento, gerenciamento, fiscalização do transporte público no município e a avaliação das possíveis falhas que culminaram na tragédia ocorrida com o coletivo da linha 305 no Bairro Mangueiras, na última terça feira de Carnaval. Conforme noticiado pela mídia local, testemunhas teriam afirmado que o ônibus já apresentava problemas mecânicos.
Preocupados com a suposta falta de manutenção adequada e com a desinformação do Legislativo e da população sobre os contratos, despesas e lucros das empresas concessionárias do transporte público, alguns vereadores defenderam a convocação dos gestores responsáveis para apurar o caso. Em Plenário, ao tratarem do acidente, diversos parlamentares manifestaram sua indignação e defenderam uma forte mobilização da Casa em torno da questão. Além da solicitação da audiência, foram anunciadas a apresentação de moções e cobranças de respostas por parte dos agentes envolvidos.
Participantes
Para participar da audiência pública, foram convidados o presidente e funcionários da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e da Coordenadoria de Administração Regional Municipal do Barreiro; a diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), da empresa responsável pela linha 305 - Estação Diamante e representantes da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. A reunião pode ser acompanhada por qualquer cidadão, presencialmente ou por vídeo, no Portal da Câmara Municipal.
Superintendência de Comunicação Institucional