PARTICIPAÇÃO POPULAR

Áurea Carolina reassume presidência e primeira audiência do ano é aprovada

Retorno ao cargo foi proposto pelo atual presidente; retomada das atividades nos bairros da cidade começará pelo Céu Azul

sexta-feira, 13 Abril, 2018 - 16:45
2ª reunião extraordinária da Comissão de Participação Popular, em 13 de abril de 2018

Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

Em reunião extraordinária realizada no dia 13/04, que contou com a presença de seis de seus nove integrantes, a Comissão de Participação Popular da Câmara de BH aprovou o retorno da vereadora Áurea Carolina (Psol) à presidência e a permanência de Edmar Branco (Avante) como vice-presidente do colegiado. Dando prosseguimento ao plano de trabalho estabelecido no início da legislatura, em 2017, o grupo aprovou ainda a realização de uma audiência pública externa no Bairro Céu Azul, no intuito de ouvir a população local e apurar suas principais demandas e necessidades. O encontro foi agendado para o dia 24 deste mês.

Proposta por Edmar Branco, a devolução do cargo a Áurea Carolina foi aprovada por todos os integrantes presentes à reunião. A deliberação altera o acordo realizado no ano passado, quando Áurea e Branco foram eleitos respectivamente para a presidência e vice-presidência, prevendo a inversão das funções em 2018. Ao apresentar o requerimento, Branco declarou sua satisfação com a condução dos trabalhos pela colega durante sua gestão, exaltando suas qualidades, o convívio harmonioso com todos os componentes e o compromisso demonstrado para com os objetivos propostos.

Cida Falabella (Psol), Hélio da Farmácia (PHS), Pedrão do Depósito (PPS) e Nely Aquino (PRTB) também elogiaram a atuação de Áurea e o bom funcionamento da parceria formada por ela e Branco, reforçando a concordância com as metas propostas no ano anterior, que incluem a realização de audiências nos diversos bairros e vilas da capital no intuito de ouvir os moradores e apurar as demandas locais em uma perspectiva local. Cida destacou o relacionamento horizontal e colaborativo entre os integrantes, que superou as diferenças idológicas e partidárias, e os bons resultados obtidos, como a apresentação diversos requerimentos e indicações extraídos dos debates com as comunidades. A presidenta agradeceu aos colegas e também elogiou a atuação de Branco e seu comprometimento com as lutas das periferias e em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população de Belo Horizonte

Fortalecimento da comissão

Nely Aquino (PRTB) e Hélio da Farmácia (PHS) mencionaram o diferencial que vem sendo atingido pela Comissão de Participação Popular na atual legislatura. Áurea Carolina também comemorou a ampliação do alcance e da repercussão dos trabalhos e reafirmou a meta de fortalecer as ações do colegiado, solicitando um maior apoio técnico da Casa e a realização de um seminário para tratar da reestruturação do formato e da metodologia de trabalho da comissão.

Audiência no Céu Azul

Acolhendo a sugestão de Nely, a quem coube a indicação do local no rodízio entre os integrantes que foi acordado no início dos trabalhos, a comissão aprovou a realização de audiência pública na sede do Projeto Social Rumo Certo, no Bairro Céu Azul. O encontro será no dia 24 de maio, às 16h, e o endereço será divulgado oportunamente.

Próxima reunião

Os pareceres dos relatores pelo acolhimento ou não de 17 Sugestões de Proposição elaboradas no âmbito dos projetos Câmara Mirim e Parlamento Jovem e uma da Associação Brasil Legal, já recebidas pela Comissão, serão apreciadas na próxima reunião ordinária, no dia 27/4. As sugestões populares acolhidas passam a tramitar normalmente na Casa, na forma de requerimentos, indicações ou projetos de lei, cumprindo todas as etapas previstas em regimento.

A pauta inclui ainda a deliberação sobre o recebimento de outras dez sugestões do Parlamento Jovem de 2017.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157694883345924,size=s]