SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

Intervenções no trânsito do Castelo geram congestionamentos na região

Medidas adotadas para diminuir acidentes estariam desagradando parte dos moradores, que pedem novas readequações

terça-feira, 17 Abril, 2018 - 15:45

Foto: Gabinete Parlamentar / CMBH

Após mudanças na sinalização de trânsito, devido ao alto índice de acidentes no Castelo, moradores do bairro ainda estariam insatisfeitos com adequações feitas por BH Trans. Objetivando averiguar a situação, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou visita técnica no local, nesta terça-feira (17/4). O requerente da atividade, vereador Rafael Martins (MDB), e o supervisor operacional da autarquia acordaram a realização de mais estudos sobre o problemas e prometeram novos ajustes em todo bairro.

Trânsito parado

O alto índice de acidentes entre o cruzamento da Avenida Miguel Perrela, esquina com Rua Castelo da Beira, levou a BH Trans a instalar um semáforo entre as vias, que até então contavam apenas com placas de sinalização. Contudo, a medida, que agradou principalmente comerciantes da região, levou moradores do entorno a questionarem adequações, que tornaram a Rua Castelo da Beira uma via de mão única e intensificaram os congestionamentos.

De acordo com Rafael Martins, o gabinete estaria recebendo diariamente solicitações para que novas intervenções sejam feitas no local e acredita que o aumento no número de moradores do Castelo também influiu diretamente no fluxo de veículos das principais avenidas da região da Pampulha.

Impacto das medidas

Para o supervisor operacional da BH Trans, Alisson Serravite, apesar do descontentamento de parte dos moradores, as intervenções se mostraram eficientes ao combater problemas como estacionamentos irregulares, paradas em fila dupla e a imprudência de condutores. Segundo Rosalvo Martins, proprietário de um estúdio de beleza no bairro, a ampliação de vagas de estacionamento, a melhoria na travessia de pedestres e o acesso a pontos de ônibus são benefícios resultantes das readequações.

Novas Intervenções

O representante da autarquia também relembrou que as medidas fazem parte de um conjunto de melhorias no trânsito do Castelo, que começou após o Carnaval e ainda está em fase de teste e adaptação, reafirmando, no entanto, o compromisso com a escuta da comunidade. Rafael Martins relatou que, em diálogo com o presidente da BH Trans, Célio Bouzada, teria percebido a intenção da empresa em reavaliar tecnicamente todo o trânsito do bairro, e prometeu continuar acompanhando caso.

Superintendência de Comunicação Institucional