ESPORTE E LAZER

Moradores solicitam estrutura para utilização de área verde no Castelo

Além de espaço para esportes e lazer, foi sugerida a criação de uma horta para utilização da comunidade e de alunos da Umei vizinha

quinta-feira, 10 Maio, 2018 - 17:45

Foto: Bernardo Dias/Câmara de BH

A falta de manutenção e de condições para utilização pública de uma área verde no bairro Castelo, na região da Pampulha, foi motivo de visita técnica, nesta quinta-feira (10/05), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Segundo relatos dos moradores, o local, que fica ao lado da Umei Castelo de Crato, não tem recebido capina e limpeza; o cercamento foi parcialmente derrubado e falta iluminação. Com isso, a presença de bandidos e usuários de drogas tem sido constante, gerando insegurança aos moradores e pais das crianças. Para mitigar o problema e viabilizar o bom aproveitamento do espaço, a comunidade reinvinda a instalação de equipamento de esporte e lazer no local. 

O requerente da atividade, vereador Jair Di Gregório (PP), explicou que já acompanha a situação há algum tempo, já tendo inclusive realizado pedidos de manutenção à Prefeitura. Ainda segundo ele, vários moradores o procuraram solicitando uma área de práticas esportivas e interação, mas que também seja garantida a preservação das espécies existentes no terreno. “A ideia não é retirar nenhuma árvore. O que os moradores precisam é que o espaço esteja limpo e de algumas intervenções que possibilitem a sua utilização pela população”, disse o parlamentar.

Além da instalação de academia a céu aberto, pista de cooper e ciclovia, também foi sugerida a criação de uma horta comunitária. Mariângela de Carvalho, vice-diretora da Umei Castelo de Crato, explicou que os alunos já participam de um projeto de horta dentro da instituição e que essa seria uma forma de ampliá-lo e envolver a comunidade. Neuza Fonseca, coordenadora da Regional Pampulha, solicitou que para o desenvolvimento do projeto também sejam envolvidas na discussão as secretaria municipais de Meio Ambiente e de Esportes e Lazer.

Encaminhamentos

Após ouvir todas as sugestões, Jair Di Gregório comprometeu-se a enviar, de imediato, ofício à Prefeitura de BH solicitando a limpeza e capina do local. Além disso, irá solicitar à Secretaria de Esportes um estudo sobre a possibilidade de instalação da academia de forma a garantir o menor impacto ambiental possível. Em relação à horta comunitária, será necessária uma reunião com a Secretaria de Meio Ambiente para avaliar a possibilidade e, posteriormente, desenvolver um projeto.

Superintendência de Comunicação Institucional 

[flickr-photoset:id= 72157668816311158,size=s]