No Bairro Itaipu, moradores cobram pavimentação e troca de rede de esgoto
Comissão encaminhará pedido de informação à Copasa, demandando um parecer técnico sobre a situação da R. Camilo Gomes Nogueira
![](https://cmbh.mg.gov.br/sites/default/files/styles/2_colunas_desktop_teste/public/noticias_destaques/2018/06/whatsapp_image_2018-06-29_at_15.05.18.jpeg?itok=Aa3gzH0_×tamp=1530300318)
Foto: Andrea Teixeira/Câmara de BH
Rede de esgoto clandestina necessitando de manutenção e falta de pavimentação foram problemas constatados pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em visita técnica à Rua Camilo Gomes Nogueira, no Bairro Itaipu, Região do Barreiro, nesta sexta-feira (29/7). Na visita, o requerente da atividade, vereador Wesley Autoescola (PHS), informou que encaminhará pedido de informação à Copasa, para cobrar um parecer técnico do órgão, com vistas à obtenção da uma solução definitiva para o problema, que já se arrasta há mais de quinze anos.
Segundo os moradores, a rede de esgoto está condenada e principalmente com as chuvas, a água pluvial empoça na via e entope a rede de esgoto, o que leva ao acúmulo de barro e lixo em frente às casas.
Após vistoria anterior da Copasa, foram estabelecidos alguns requisitos a troca gratuita da rede para a comunidade. O órgão propôs que caso sete pessoas pagassem a taxa de esgoto, jogassem água pluvial na rua e não na rede de esgoto e instalassem as caixas de gordura separadamente, teriam direito à substituição da rede. Todas as exigências foram cumpridas pela comunidade para que o acordo fosse concretizado, mas após vários contatos com a Prefeitura, não foi obtido nenhum retorno para que o problema fosse solucionado.
PBH
Em resposta a ofício encaminhado pela Comissão de Transporte e Sistema Viário à Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais em 2017, a Secretaria afirmou que a vila possui problemas de regularização e que não há recursos orçamentários para que seja incluída no plano de trabalho da prefeitura.
A Administração Regional Barreiro compareceu à visita, mas não quis se pronunciar, informando que encaminhará relatório com todas as demandas e pontos observados à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), para que seja dado, posteriormente, um retorno à população.
Encaminhamentos
O vereador Wesley Autoescola (PRP), que requereu a vistoria, considerou que não seriam necessários investimentos expressivos da Prefeitura para o asfaltamento da via. Na oportunidade, ele informou que a Comissão encaminhará pedido de informação à Copasa, para cobrar parecer técnico e para que seja reforçada a necessidade de captação de recursos financeiros para a execução da obra. “Lutaremos pela regularização da situação da Rua Camilo Gomes Nogueira, cobrando dos setores competentes, como Sudecap, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Urbel e Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais, uma solução definitiva para o problema”, afirmou.
Superintendência de Comunicação Institucional