Indicações sobre controle de escorpiões em Venda Nova serão encaminhadas à PBH
Solicitações são fruto de audiência pública que debateu infestação na sede da Administração Regional
Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH
Aprovadas na reunião desta quarta (4/7), solicitações de medidas para conter a infestação de escorpiões e reduzir os riscos que representam para a população de Venda Nova serão encaminhadas pela Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal. Além de uma vistoria na sede da referida Regional, foram acolhidos requerimentos de visitas técnicas a oito unidades de saúde da capital e a averiguação in loco de problemas sanitários no Bairro Jardim Leblon. Gratuidade do telefone 156 também será indicada à Prefeitura. Após renúncia dos atuais ocupantes, integrantes elegeram o presidente e o vice-presidente da comissão.
Após a eleição unânime dos colegas Catatau (PHS) e Hélio da Farmácia (PHS) para os cargos de presidente e vice-presidente, em decorrência da renúncia de Bim da Ambulância (PSDB) e Cláudio Duarte (PSL), a comissão aprovou três requerimentos do vereador Pedro Bueno (Pode) referentes ao controle dos escorpiões em Venda Nova. Encaminhadas na audiência pública que discutiu a questão no dia 13 de junho, as solicitações incluem a verificação de problemas estruturais no prédio da Regional, que estariam contribuindo para a entrada e a proliferação dos animais no local, com data e horário a serem agendados.
Além disso, será recomendado o treinamento de funcionários da limpeza para a autoproteção e a captura de espécimes vivos, necessários para a produção do soro específico; e a parceria entre o Programa Saúde na Escola (PSE) e os 200 mil alunos das escolas municipais, com vistas a promover a conscientização e os cuidados em relação ao escorpião e estimular a notificação das ocorrências, garantindo o correto dimensionamento do problema pelo poder público.
Também assinado por Pedro Bueno, outro requerimento aprovado sugere a gratuidade da tarifa nas ligações para o telefone 156, visando aproximar os cidadãos dos serviços da Prefeitura.
Unidades de saúde
Garantindo a continuidade dos trabalhos de fiscalizar as unidades de saúde em todos os bairros e vilas da cidade, cobrando a correção dos problemas detectados, anunciada pelo novo comando da comissão, foram aprovadas visitas técnicas a outros sete centros de saúde (CS) da capital. Para ouvir os usuários e verificar as condições sanitárias, estruturais e humanas, o funcionamento geral e a qualidade do atendimento, serão vistoriados o CS Itaipu, no Bairro Jatobá (11/7), a pedido de Juliano Lopes (PTC); os CSs São Miguel Arcanjo (24/7), Nossa Senhora Aparecida e Cafezal, nos bairros São Lucas e Serra (25/7), a requerimento de Catatau e Cláudio Duarte; CS Santa Rosa, no Bairro Universitário (1º/8), por requerimento de Catatau e Irlan Melo (PR); e CSs Francisco Gomes Barbosa, no Bairro Tirol (8/8), e Havaí, no Bairro Estrela Dalva (13/8), por solicitação de Irlan Melo.
As visitas terão início às 9h da manhã, e poderão ser acompanhadas por usuários, servidores e representantes do Executivo. Também a pedido de Irlan Melo, a visita técnica ao Centro de Saúde São Jorge, no Bairro Nova Granada, prevista inicialmente para o dia 25 de maio, foi reagendada para o próximo dia 4 de setembro, às 10h.
Esgoto a céu aberto
Também responsável pela fiscalização de questões relacionadas à limpeza urbana e ao saneamento básico, incluindo esgotos e estações de tratamento, a comissão acolheu ainda requerimento de Cláudio Duarte para a realização de uma vistoria em vias do Bairro Jardim Leblon, na Regional Venda Nova. De acordo com o parlamentar, o escoamento de esgoto a céu aberto vem gerando problemas sanitários e transtornos aos moradores da Rua Central e adjacências. A visita técnica será no dia 7 de agosto, a partir das 9h.
Superintendência de Comunicação Institucional