Vereadores querem informações sobre baixio de viaduto na Avenida Silva Lobo
Expectativa é de que a rede varejista que implantou empreendimento na região assuma os custos de requalificação da área
Foto: Abraão Bruck / CMBH
Projeto de requalificação urbana do baixio do Viaduto Cinquenta e Dois, localizado na Avenida Silva Lobo, sob a Avenida Amazonas, esteve em pauta na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nesta quinta-feira (19/7). Mobilizado pela comunidade local, o colegiado aprovou o envio de um pedido de informações à Prefeitura, cobrando esclarecimentos sobre as intervenções previstas para a área, que seriam custeadas pela rede varejista Telhanorte, como medida compensatória por impactos negativos de um empreendimento da empresa na região. Os parlamentares também aprovaram a realização de visita técnica à Avenida Barão Homem de Melo e de audiência pública externa para discutir o acesso entre os bairros Tupi e Novo Aarão Reis.
De acordo com o requerimento aprovado, direcionado à secretária municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Adriana Branco, os parlamentares querem saber quais foram as medidas compensatórias previstas para a liberação das obras das empresas Telhanorte e Supermercados BH nas proximidades da Av. Silva Lobo e se a área do baixio foi cedida ou está sendo utilizada por algum ente privado ou associação. O requerimento é decorrente de audiência pública sobre o tema, realizada no dia 5/7 pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Durante a audiência, a comunidade local repudiou a construção de estacionamento sob o viaduto e demandou a requalificação urbana da área, o que pode se tornar realidade, tendo em vista a medida compensatória a ser aplicada. Uma vez que as respostas sejam transmitidas à Câmara Municipal pela Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, nova audiência pública deve ser requerida para dar continuidade à discussão do tema.
Audiência pública
Para discutir o acesso entre os bairros Tupi e Novo Aarão Reis, sobre a rodovia MG-020, a comissão aprovou a realização de audiência pública externa, prevista para o dia 4 de agosto, às 10h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Novo Aarão Reis, localizado na Avenida Risoleta Neves, 347. Serão convidados a participar da audiência representantes da BHTrans, do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER-MG) e da coordenadoria de atendimento Regional Norte.
Também os vários acidentes registrados na Avenida Barão Homem de Melo, entre as ruas Gustavo Cândido de Souza e Tibiriçá, estiveram em pauta na comissão e motivaram a aprovação de uma visita técnica dos parlamentares ao local. A visita está prevista para o dia 26 de julho, às 9h.
Superintendência de Comunicação Institucional
Assista ao vídeo da reunião na íntegra.
As reportagens publicadas neste portal no intervalo do dia 7 de julho a 7 de outubro de 2018 sofrerão restrições em função da legislação eleitoral.