CPI DA MINERAÇÃO

Especialista alerta para danos irreversíveis a recursos hídricos da RMBH

De acordo com relatório técnico, mineração alterou o perfil do solo e reduziu a capacidade de armazenamento de água

terça-feira, 28 Agosto, 2018 - 16:15

Foto: Bernardo Dias / CMBH

O arquiteto urbanista e doutor em geografia, Leandro Aguiar de Souza, apresentou, à CPI da Mineração, na manhã desta terça-feira (28/8), relatório técnico que atesta os avanços e os impactos da exploração de minério na Granja Corumi, localizada na Serra do Curral. Segundo o especialista, a atividade minerária poderá trazer danos irreversíveis aos recursos hídricos da região, considerados de extrema importância para o abastecimento da Região Metropolitana e municípios vizinhos.

Com base em relatório técnico-científico produzido por cerca de uma década, o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Leandro de Aguiar e Souza assegura que as atividades desenvolvidas pela Empresa de Pau Branco (Empabra) apontam para um cenário de efetiva e intensiva exploração minerária, sem apresentar nenhum dado consistente que justifique a retirada de material nesta magnitude.

Mineração e hidrografia

De acordo com Leandro de Aguiar e Souza, a mineração na Serra do Curral tem causado sérios impactos, pois quase sempre o desenvolvimento da atividade implica na supressão de vegetação, na exposição do solo aos processos erosivos, provocando alterações na quantidade e na qualidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Dentro da área que abrange os limites da Granja Corumi, estudos apontam que a mineração alterou o perfil do solo e reduziu a capacidade de armazenamento de água de um afluente de grande importância hídrica, responsável pela recarga de todas as nascentes do Córrego do Baleia. Além disso, a intervenção também teria impactado o Córrego do Taquaril, com significativa alteração do volume de água.

Conforme explica o especialista, o avanço da mineração ameaça o abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de várias cidades do entorno. “A preservação de toda esta área é fundamental para proteger esses mananciais e, quando a mineração atingir o lençol freático, várias comunidades ficarão sem água, ocasionando danos irreversíveis para toda a sociedade”, afirmou Souza.

Plano de recuperação

A Empabra atua na região e é responsável pelo Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) executado desde 2013. A atividade consistia em revegetar e revitalizar o local, que conviveu com exploração de minério de ferro por quatro décadas. Leandro de Aguiar e Souza explica que, recentemente, a área foi objeto de um novo Prad, o que permitiu um tipo específico de mineração, de forma a reverter o recurso financeiro arrecadado na própria recuperação. Entretanto, Souza esclarece que a empresa tem explorado acima da quantia estabelecida, além de ter degradado ainda mais a paisagem e estar expandindo a atuação para fora do perímetro estabelecido no plano.

Diante das irregularidades, a empresa teria sido multada em 2015, tendo todas as suas atividades paralisadas. Nesse período, a mineradora iniciou o processo de licenciamento ambiental junto ao poder público estadual, com a solicitação da Licença de Operação Corretiva (LOC) e, enquanto aguardava que o documento fosse emitido, conseguiu autorização para continuar lavrando a área com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público de Minas Gerais. Souza considera que esta seria “outra grave irregularidade, pois o TAC não poderia substituir a licença ambiental exigida junto à instância competente”.

O presidente da comissão afirmou que a forma de extração irresponsável que vem sendo praticada por estas minerações traz uma grande responsabilidade para a CPI, já que os primeiros depoimentos apontam que as irregularidades cometidas pela Empabra podem ser ainda maiores. Além disso, os membros da CPI puderam atestar que a maior parte da área sob responsabilidade da Empabra não estaria sendo recuperada e que sua degradação estaria se ampliando com as atividades minerárias.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018.

6ª Reunião - Comissão Parlamentar de Inquérito - Oitiva