Parlamentares vão cobrar do Executivo projeto para criação de áreas de escape
Dispositivo, que já é utilizado com eficácia em outras rodovias do país, seria implantado na descida entre os Bairros Olhos D’água e Betânia
Foto: Bernardo Dias / CMBH
A Comissão Especial de Estudo - Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, constituída para promover medidas relativas à fiscalização e à avaliação da situação da rodovia, discutiu com diversos entes envolvidos a possibilidade de implantação de áreas de escape, no trecho que compreende a descida entre os Bairros Olhos D´água e Betânia, em audiência pública realizada nesta sexta-feira (3/8). O dispositivo, já instituído em outras vias do país, visa diminuir o número de acidentes envolvendo veículos com problemas nos freios, já que o intenso fluxo de caminhões estaria entre os principais elementos de risco no Anel Rodoviário.
Requerente da audiência e relator da comissão, o vereador Irlan Melo (PR) apresentou um estudo enviado pela Concessionária EcoVias, a qual teve como iniciativa pioneira no Brasil, no ano de 2002, a construção de áreas de escape na serra da Rodovia Anchieta-Imigrantes (SP), obtendo assim, como em outros países, um dispositivo de segurança eficaz para a diminuição dos acidentes nos trechos com declive acentuado. Ainda de acordo com o documento, em 14 anos de operação, foram evitados 691 acidentes com vítimas fatais ou feridas.
De acordo com Irlan Melo, a implantação de áreas de escape no Anel Rodoviário, no trecho que compreende a descida entre os Bairros Olhos D´água e Betânia, um dos mais perigosos da via, evitaria os acidentes com caminhões e outros veículos secundários. Na mesma perspectiva, o vereador Carlos Henrique (PMN) defende que a implantação do dispositivo com a finalidade de desacelerar e parar veículos que perdem os freios constitui uma experiência bem sucedida, que serve de embasamento para aplicações não só no município como também em outras rodovias do país.
Projeto e Implantação
O coordenador regional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bruno Faria, explicou que o órgão é responsável por ouvir o poder público, os usuários e os agentes econômicos quanto às propostas para o Anel Rodoviário e, a partir daí, faz considerações técnicas, com análises aprofundadas, com o objetivo de verificar quais delas são de fato viáveis.
Com relação à área de escape, a ANTT seria encarregada de aprovar os projetos, emitindo a objeção ou não para a implantação do dispositivo. “No início das tratativas, ficou acertado que a PBH patrocinaria desde a execução dos projetos até a construção final e, com relação aos custos, o valor para a implantação de cada faixa giraria em torno de R$ 1 milhão”, esclareceu o coordenador.
Engenheira da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Mônica Mendes explicou que o parecer do órgão é favorável à criação da área de escape. No entanto, a especialista alerta que “o dispositivo deverá ser implantado em conjunto com o reforço de outras ações nas áreas de engenharia, educação e fiscalização, que serão complementares e capazes de nortear a eficácia do equipamento”.
Aliança pela vida
Responsável pela administração de um trecho da rodovia, a concessionária Via 040 esclareceu que participa do projeto “Aliança pela Vida”, grupo de trabalho idealizado pela PBH, que também conta, dentre outras, com a participação da Polícia Militar Rodoviária (PMR), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da ANTT e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Com o objetivo de analisar e discutir propostas de melhoria e segurança da rodovia, o projeto realiza blitz de trânsito educativa e de inspeção minuciosa de veículos de carga, e também efetua operações de fluidez em pontos estratégicos da via, por meio da nova sinalização, adequação de acessos e canalização de tráfego.
Desde sua criação, em dezembro de 2017, o grupo de trabalho já fiscalizou 522 veículos, emitiu 366 autuações e reteve 55 veículos. Como resultado, houve a redução de 44% nos acidentes envolvendo caminhões (de 29 para 16 acidentes); a redução geral de 16,3% nos acidentes com fatalidades, no trecho entre os Bairros Califórnia e Olhos D’Água e, durante o horário de pico, entre 17h e 20h, a redução de acidentes envolvendo caminhões na pista no sentido Vitória/Brasília chegou a 73%.
Com relação à implementação da área de escape, o representante da Via 040, Frederico José Xavier Moutinho esclareceu que, após o recebimento do projeto, a concessionária faria a análise do documento e indicaria quais os pontos devem ser aderentes às normas necessárias para a execução. “Não temos absolutamente nenhuma objeção, já que a área a ser implantada está dentro da área de responsabilidade da Via 040”, concluiu Moutinho.
Ao final da audiência, Irlan Melo informou que vai enviar, por meio da comissão, um ofício à PBH, solicitando a viabilidade da execução do projeto para implantação do dispositivo e, no caso de estar fora da responsabilidade do Poder Executivo, indicar o órgão que deverá ser acionado para a realização do estudo.
Superintendência de Comunicação Institucional
Assista ao vídeo da reunião na íntegra.
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