SISTEMA VIÁRIO

Comissão demanda ações de curto e médio prazo para revitalização de via no Estoril

Comunidade reclama de precariedade no asflato. De imediato, a PBH comprometeu-se a executar serviços de tapa-buracos e nivelamento 

quinta-feira, 20 Setembro, 2018 - 16:00
Vereador Irlan Melo e representantes da Sudecap, BHTrans e Administração Regional Oeste, em visita técnica à Rua Pintor Vicente Abreu

Bernardo Dias / CMBH

Motivada por reclamações de moradores quanto à qualidade do asfalto da Rua Vicente Abreu, no Bairro Estoril, Região Oeste da capital, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou, nesta quinta-feira (20/9), visita técnica à via. De acordo com a PBH, os critérios utilizados para a execução do serviço priorizam condições asfálticas precárias e vias onde circulam linhas de ônibus, o que não se constata no local. Desta forma, para agilizar a solução do problema, sugeriu-se que a demanda seja conciliada à de ruas vizinhas, que atendam a esses critérios. Posteriormente, após avaliação técnica da Sudecap e da BHTrans, o recapeamento se viabilizaria, então, por meio de processo licitatório. O Executivo comprometeu-se, entretanto, a executar de imediato alguns serviços, como operação tapa-buracos e nivelamento do asfalto. A atividade foi requerida pelo vereador Irlan Melo (PR).

Segundo os moradores, pedidos de recapeamento teriam sido apresentados à Sudecap ha cerca de dois anos. Eles reivindicaram a apresentação de uma planilha de prioridades para o bairro, ressaltando, ainda, que a rua é uma das principais vias de acesso da Avenida Barão Homem de Melo à Avenida Mário Werneck, no Buritis, com grande circulação de veículos, o que se intensifica com a entrada e saída de alunos da Faculdade Newton de Paiva.

Priorização

O coordenador da Administração Regional Oeste, Sylvio Malta, informou, na visita, que desde o início do ano passado, está sendo elaborado um programa de recapeamento para a região, mas como não há recursos suficientes para todos os locais que necessitam, o critério da Sudecap é priorizar lugares em piores condições e com tráfego pesado de ônibus. No caso da Rua Pintor Vicente Abreu, foi feito um levantamento que mostra que o recapeamento não é urgente, comparando-a às demais ruas do bairro. Portanto, para que o serviço entre na programação da PBH e em processo licitatório, deve ser feita, primeiramente, uma avaliação técnica da Sudecap e da BHTrans.

Comprometendo-se a realizar, em contrapartida, algumas ações de imediato, o gestor informou que, dentro de 24 horas, será feita uma operação tapa-buracos e dentro de um mês, o nivelamento da via. Segundo Henrique de Paula, engenheiro da Sudecap, já foi aberta licitação para novo contrato de recapeamento na PBH. No entanto, levando-se em conta a qualidade da via e o fato de que lá não circulam linhas de ônibus, a área se qualificaria apenas para a intervenções de manutenção. 

Diante disso, um das soluções apresentadas foi a de que a solicitação do serviço abarque também a correção do problema de vias próximas, de modo a viabilizar a obra do ponto de vista dos custos e da mobilização de equipes e maquinário. 

Encaminhamentos

Requerente da visita, o vereador Irlan Melo informou que acompanhará juntamente com os moradores, o encaminhamento conjunto da solicitação de recapeamento da Rua Pintor Vicente Abreu e de outras que apresentarem condições precárias e por onde circulem linhas de ônibus. Posteriormente, se necessário, a Comissão realizará nova visita técnica à via, a fim de verificar e acompanhar o andamento das ações propostas.

Também participaram da visita representantes da BHTrans.

Superintendência de Comunicação Institucional

Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018.

 

Visita técnica para verificar as condições do asfalto na localidade, devido à reclamação dos moradores referente à qualidade da via - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário