LIMPEZA URBANA

Comissão cobra fiscalização contra despejo clandestino de lixo no Bairro Califórnia

A Regional Noroeste avaliará possibilidade de instalação de videomonitoramento no local

sexta-feira, 1 Março, 2019 - 15:45
Vereador Wesley Autoescola e representantes da SLU, Regional Noroeste, BHTrans e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, em visita técnica a via do Bairro Califórnia

Foto: Divulgação CMBH

O despejo de lixo clandestino na interseção do Anel Rodoviário com a Avenida Juscelino Kubitschek, no Bairro Califórnia, dificultando o acesso e causando risco de acidentes motivou a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário a vistoriar o local, nesta sexta-feira (1º/3). Mesmo com a manutenção periódica do terreno pela Prefeitura, a área continua servindo de depósito de lixo. Na visita, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) comprometeu-se a iniciar, após o carnaval, obra de contenção de um barranco erodido. A Regional Noroeste providenciará a instalação de câmeras de videomonitoramento e a implantação de sinalização proibitiva, apontando a necessidade de inclusão da gestão da Via 040, responsável pelo espaço, para a elaboração de um plano de ação.

De acordo com o gerente de Limpeza Urbana da Regional Noroeste, Hélio Viana, a SLU faz quinzenalmente a limpeza do terreno, onde existe um barranco erodido, em uma via que é o único meio de acesso ao bairro. Na oportunidade, ele informou que será realizada obra de contenção e recomposição, a ser iniciada após o carnaval; e que continuará sendo realizada limpeza periódica. Salientando a existência de uma tubulação da Gasmig em lote do lado oposto, Viana sugeriu que a empresa adote a área e cuide de sua manutenção, construindo, por exemplo, uma praça.

Videomonitoramento e sinalização

Conforme proposta de moradores e da comissão para a instalação de câmeras de videomonitoramento, de sinalização proibitiva no terreno e da construção de um ponto limpo (plantio de mudas de espécies ornamentais em lugares afetados por deposições clandestinas), o secretário da Regional Noroeste, Saulo Souza Queiroz, sugeriu a realização de um estudo de viabilidade. Queiroz apontou, ainda, a necessidade de discutir o problema com gestores da Via 040, para a elaboração de um plano de ação.

Ele avaliou como prioridades a contenção e limpeza do barranco e do lado oposto da pista. Disse, ainda, que por meio de fiscalização e visita técnica ao local, com a presença da Vigilância Sanitária, Controle de Zoonoses e setor de Fiscalização da PBH, deve ser feita uma autuação da Via 040.

Encaminhamentos

O vereador Wesley Autoescola (PRP), que requereu a visita, valorizou a presença da Prefeitura, representada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Regional Noroeste, SLU e BHtrans. Salientou que foi constatada a existência de uma rede pluvial no barranco, um das principais causas de deterioração do mesmo, reforçando que o problema só poderá ser corrigido por técnicos da Via 040. “Serão encaminhadas pela comissão aos órgãos competentes todas as propostas apresentadas na visita”, concluiu.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário