ESTRUTURA AMEAÇADA

Comissão cobra manutenção de paredes laterais de córrego em Venda Nova

Em visita, os moradores reinvindicaram, ainda, a construção de passarelas com guarda-corpo no local

quarta-feira, 27 Março, 2019 - 15:45

Foto: Divulgação/CMBH

Casas vizinhas ao Córrego do Capão e pedestres que passam por ruas laterais ao curso d'água, no Bairro Piratininga (Região de Venda Nova), enfrentam a insegurança gerada pelo desgaste das paredes laterais ao córrego. Existem rachaduras em muros e pisos das casas, enquanto quem passa pelo local, inclusive crianças, se arrisca na travessia, já que não existe passarela. A situação, entre as Ruas Barra Bonita e Altinópolis, foi constatada em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta quarta-feira (27/3). Valorizando a presença maciça da comunidade, a presidenta da Câmara de BH, Nely Aquino (PRTB), que requereu a visita, solicitou avaliação da Prefeitura para construção de passarela e manutenção das encostas do córrego, ressaltando a importância da parceria entre Legislativo e Executivo para que se efetive a execução das obras.

Segundo os moradores, crianças que estudam em escolas próximas arriscam-se diariamente, devido às condições precárias na travessia do córrego. Eles reivindicam a construção de uma passarela e contam que pisos de casas que margeiam o córrego estão cedendo e, a qualquer momento, os muros dessas casas também podem desabar.

Cronograma

Conforme sugeriu o coordenador da Regional Venda Nova, Humberto Abreu, até o mês de abril será realizada a limpeza do córrego, feita normalmente de quatro em quatro meses. A partir daí, será possível verificar os pontos críticos, a necessidade da manutenção da contenção (sacaria) do córrego e a existência de esgotos clandestinos, que podem causar os desmoronamentos.

Na oportunidade, Abreu salientou que vem sendo elaborado um projeto a longo prazo, destinado a toda a bacia hidrográfica da região, incluindo o Córrego do Capão. Após estudo de custo e planejamento das obras, a proposta será encaminhada à Prefeitura, para que, num prazo de 60 dias, sejam executadas, lembrando que, para tanto, casas localizadas próximas devem ser desapropriadas.

Avaliação técnica

Na visita, Rosemar Cossenzo Gea, da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, sugeriu a construção de uma passarela metálica com guarda-corpo em um dos trechos do córrego, na Rua Altinópolis, e de outra passarela, para o acesso de crianças a escolas, na Rua Barra Bonita. Ele propôs, ainda, um tratamento superficial do córrego, feito com sobras de asfalto, para a manutenção das vias laterais.

Pontos destacados

Para a vereadora Nely Aquino, na Rua Barra Bonita, que deságua no Córrego do Capão, as necessidades são muitas, mas existem algumas prioridades, como a limpeza do córrego, a manutenção da sacaria e a construção de passarelas e guarda-corpos. “Trabalharemos juntamente com a Prefeitura para o atendimento às demandas apresentadas e realizaremos, posteriormente, nova visita ao local, para acompanhar de perto todo o processo, até a execução das obras”, concluiu.  

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para verificar a possibilidade da implantação de grades para proteção dos pedestres na Rua Barra Bonita, no Bairro Piratininga - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário