Câmara Mirim

Alunos do ensino fundamental vão eleger vereadores mirins na próxima quinta (11/4)

Os candidatos já fizeram campanha nas escolas participantes e serão eleitos pelos colegas em urnas oficiais do TRE

segunda-feira, 8 Abril, 2019 - 19:30

Foto: Divulgação/CMBH

Alunos de 14 escolas de Belo Horizonte, dez das quais da rede municipal, vão votar para eleger 42 vereadores mirins na quinta-feira (11/4), de 7h30 às 16h30. Eles ainda estão no ensino fundamental, mas já vão ter a primeira experiência com uma urna eletrônica oficial, com direito a foto e nome dos candidatos. A atividade faz parte do projeto Câmara Mirim, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara de BH em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Centro Pedagógico da UFMG.

A expectativa é que representantes da Câmara de BH e das instituições parceiras acompanhem, a partir das 10h, a votação na Escola Municipal Aurélio Pires, que fica na Rua Barrinha, nº 171, no Bairro Liberdade, Regional Pampulha.

Depois de eleitos, os estudantes passam a se reunir uma vez por mês, na Câmara de BH, onde aprendem sobre processo legislativo, desenvolvem habilidades de oratória e trabalho em equipe, discutem problemas das comunidades e formulam propostas para solucioná-los.

Na etapa final do projeto, os vereadores mirins discutem e votam as propostas, em sessão plenária. As matérias aprovadas são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal que, após análise de viabilidade, pode apresentá-las para tramitação regular no Legislativo Municipal.

Saiba mais sobre o projeto Câmara Mirim.

Superintendência de Comunicação Institucional