VISITAS DA SEMANA

Cemitério do Bonfim e escolas municipais estão na agenda da Câmara

Parlamentares também irão fiscalizar o Centro de Saúde Itaipu e a sinalização da Rua Elce Ribeiro, em Venda Nova

sexta-feira, 9 Agosto, 2019 - 17:45

foto: Amira Hissa / PBH

De 12 a 16 de agosto, as comissões permanentes da Câmara de BH realizarão visitas técnicas para fiscalizar o Cemitério do Bonfim, o Centro de Saúde Itaipu, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Silva Lobo, a Escola Municipal Pedro Nava e a sinalização de trânsito da Rua Elce Ribeiro em Venda Nova. As vistorias deverão ser acompanhadas por representantes do Executivo Municipal e por cidadãos que buscam melhores de serviços e equipamentos públicos em suas comunidades.

No dia 13 de agosto, a partir das 10h, a Comissão de Administração Pública estará no Cemitério do Bonfim com o objetivo de verificar as condições estruturais e funcionais dessa que é a mais antiga necrópole da cidade. De autoria do vereador Jair Di Gregório (PP), o requerimento para realização da visita técnica faz parte de uma série de vistorias aos cemitérios da Capital requeridas por este parlamentar no mesmo momento em que a Prefeitura de Belo Horizonte mantém aberto um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que tem o objetivo de conceder os serviços cemiteriais da Capital à iniciativa privada. Os interessados em participar do PMI deverão se credenciar para tal no dia 12 de agosto, um dia antes da vistoria da Comissão de Administração Pública ao Cemitério do Bonfim.

Inaugurado em 8 de fevereiro de 1897, o Cemitério do Bonfim tem uma área de 160 mil m² e é composto por 54 quadras, divididas entre duas alamedas principais e diversas ruas secundárias, tendo sido, até a década de 1940, a única necrópole da Capital. No cemitério podem ser observadas obras de arte de estilos diversos, desde a Belle Èpoque e o Art Deco ao modernismo brasileiro. Devido a seu acervo histórico, composto por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus, o local é fonte de pesquisa de vários profissionais.

Jair Di Gregório também requereu à Comissão de Administração Pública uma audiência para discutir os desdobramentos das visitas técnicas aos cemitérios públicos Bonfim, Paz, Consolação e Saudade. De acordo com o parlamentar, nas vistorias já realizadas foram detectadas diversas desconformidades que necessitam ser discutidas e aprofundadas, tendo em vista “a situação crítica em que se encontram os referidos cemitérios públicos do Município”. A audiência será realizada no dia 27 de agosto, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Centro de Saúde Itaipu

Diante das queixas de usuários quanto a problemas de infraestrutura e equipamentos do Centro de Saúde Itaipu, a Comissão de Saúde e Saneamento decidiu realizar visita técnica ao local no dia 14 de agosto, às 10h. Requerida pelo vereador Carlos Henrique (PMN), a visita técnica deverá contar com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Atendimento Regional Barreiro. A unidade de cerca de 300m² de área conta com 13 mil usuários e sua estrutura é considerada pequena para atender adequadamente à procura. Há cerca de 10 anos, a comunidade aprovou, por meio do Orçamento Participativo (OP), a construção de uma nova sede para o centro de saúde, no entanto, a obra não foi realizada. O Centro de Saúde Itaipu está localizado na Rua do Colar, 190, Bairro Jatobá.

Escolas Municipais

As condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Silva Lobo serão vistoriadas, no dia 14 de agosto, às 10h, pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. De acordo com o autor do requerimento que solicita a visita técnica, vereador Irlan Melo (PR), há diversas reclamações de munícipes e profissionais de educação solicitando fiscalização por parte do Legislativo Municipal. As principais demandas dizem respeito às condições de segurança e de trabalho dos profissionais que atuam na unidade, bem como à qualidade dos serviços prestados à população pelo Poder Público. A Emei Silva Lobo está localizada na avenida de mesmo nome, nº 2220, no Bairro Grajaú. Foram convidados para participar da visita técnica representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Coordenadoria de Atendimento Regional Oeste e da Diretoria de Políticas para as Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

Também no dia 14 de agosto, às 10h30, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realiza visita técnica à Escola Municipal Pedro Nava para verificar as condições de acessibilidade, infraestrutura e equipamentos pedagógicos. A escola fica na Rua São Pedro da Aldeia, nº 45, Serra do Curral. São esperados para a visita, solicitada por Gilson Reis (PCdoB), o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão; o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos; e o diretor da Regional de Educação Barreiro (DIRE-B), Rui Ferraz.

Estacionamento proibido

Na mesma data, às 10h, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará visita técnica à Rua Elce Ribeiro, 220, Bairro São João Batista, na região de Venda Nova. O objetivo é verificar a possibilidade de retirada de placas de proibido estacionar da referia via. Requerida pelo vereador Jair Di Gregório, a visita técnica deve contar com a presença de representantes da coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova e da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A – BHTrans.

Superintendência de Comunicação Institucional